Custo de produção do leite subiu 2,89% em maio, segundo Embrapa

Publicado em 18/06/2021 12:42 e atualizado em 18/06/2021 14:57

A variação do custo de produção de leite em maio foi 2,89%, conforme o Índice de Custos de Produção de Leite – ICPLeite/Embrapa , calculado pela Embrapa Gado de Leite. Pelo segundo mês consecutivo, a maior alta foi encontrada no grupo Sal mineral, que subiu 8,74% em comparação com o mês anterior. Elevações acentuadas de preços também foram verificadas nos itens que compõem os grupos que se referem à alimentação dos animais, que por sua vez, possuem as maiores participações na ponderação do indicador: Alimentação concentrada, que registrou variação de 5,18% e Produção e compra de volumosos, com alta de 1,81%. Energia e combustível registrou aumento de 1,42% devido principalmente ao reajuste no preço do etanol, já os grupos Sanidade e Qualidade do leite registraram variações idênticas, 0,27%. Os grupos Mão de obra e Reprodução não sofreram alterações. O resumo dos dados encontra-se na Tabela 1.

embrapa gado de leite custos de produção maio 2021

Nos cinco primeiros meses de 2021, o ICPLeite/Embrapa acumulou alta de 12,50%. O grupo Produção e compra de volumosos continuou apresentando a maior variação, passando a acumular 21,37% de inflação. Devido aos aumentos verificados nos dois últimos meses, o grupo Sal mineral, registrou a segunda maior alta, 18,49%. O grupo Alimentação concentrada acumulou 13,08% de inflação, com as constantes altas nos preços da ração formulada e dos grãos. Já a variação dos preços dos combustíveis no mês em questão, levou o grupo Energia e combustíveis a acumular variação de 6,84%. Os dados encontram-se na Tabela 2. 

embrapa gado de leite custos de produção maio 2021

Segundo o ICPLeite/Embrapa, a inflação dos últimos doze meses foi 36,23%. Acumulando 64,53% de alta, o grupo Alimentação concentrada seguiu pressionando as margens do produtor, ao lado do grupo Produção e compra de volumosos, que registrou alta de 38,65%. Também variando acima de duas casas decimais, os grupos Sal mineral e Energia e combustível acumularam, em um ano, inflações de 23,82% e 19,55%, respectivamente. Os dados encontram-se na Tabela 3.

embrapa gado de leite custos de produção maio 2021

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Gado de Leite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário