Ifag: alimentação do gado lidera custos apontados no Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru Em Goiás

Publicado em 14/09/2021 11:28
Proposta vem como Instrumento para medir a variação dos preços dos principais insumos que compõem o custo de produção do pecuarista de Leite de Goiás

Na primeira publicação do Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru em Goiás –ILC, do mês de Agosto/2021, calculado pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás-Ifag, o gasto com a alimentação foi o que mais impactou na variação do índice para o produtor de leite do estado.

O destaque foi, em primeiro lugar, para o suplemento mineral que aumentou de julho para agosto/2021 em 10,96%. Na sequência, vem o volumoso que aumentou 2,52% e o concentrado que aumentou 0,99%.

Na metodologia de cálculo do índice, esses três grupos de insumos têm peso de 80,52% no cálculo do ILC. Altamente significativo. A adubação de pastagem também teve um aumento de 3,24%. Energia elétrica, não teve variação no período e o óleo diesel teve uma pequena queda de 0,15%.

“Esse levantamento feito pelo Ifag, contribuirá para um trabalho mais assertivo na programação e planejamento dos custos e investimentos no setor. O material vem ainda para auxiliar os pecuaristas no processo de negociação de preços com as indústrias de laticínios, explica Edson Novaes, Diretor Executivo do Ifag.

O ILC será calculado mensalmente pelo Ifag e divulgado até o 5º dia útil após o final do mês de referência do índice. O resultado será obtido a partir da variação dos preços dos principais insumos que compõem o custo de produção dos produtores de leite de Goiás.

O relatório tem como base metodológica o trabalho já realizado pela Embrapa Gado de Leite, que realiza esse trabalho desde 2006 em MG e também estudo realizado em mais de 2.045 propriedades que foram atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/AR-GO, no ano de 2020, em 145 municípios.

Foram definidos os principais grupos de insumos e os seus respectivos pesos, utilizados para a ponderação do cálculo do ILC. Eles retrataram o percentual que cada insumo teve na estrutura do custo operacional efetivo (COE) das propriedades analisadas, no respectivo período.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ifag

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário