Embrapa: Custo de produção de leite registrou alta de 2,67% em outubro

Publicado em 16/11/2021 08:06

Em outubro, a inflação do custo de produção foi 2,67%, segundo o Índice de Custos de Produção de Leite –
ICPLeite/Embrapa1, calculado pela Embrapa Gado de Leite. A limitação das exportações de adubos e fertilizantes imposta
pela Rússia, limitou ainda mais a oferta desses insumos, disparando seus preços. Isso somado ao aumento dos combustíveis, levou o grupo Produção e compra de volumosos a apresentar a maior inflação dentre os grupos que compõem o indicador, 9,45%. Em segundo lugar, o grupo Energia e combustíveis variou 6,60%, apresentando aumento de preços de todos os seus itens. Outros três grupos apresentaram inflações em menor intensidade. Qualidade do leite aumentou 1,56%, Sanidade, 0,51% e Alimentação concentrada, 0,30%. Os grupos Mão de obra e Reprodução não apresentaram variação e o grupo Sal mineral foi o único a apresentar deflação, variando -0,06%. O resumo dos dados encontra-se na Tabela 1.

custo de produção leite outubro 2021 1

Em dez meses, o ICPLeite/Embrapa acumulou alta de 23,20%. A variação acumulada pelo grupo Produção e compra de
volumosos foi praticamente o dobro da variação do indicador. Em seguida, Sal mineral e Energia e combustível também acumularam variações superiores a do índice: 24,38% e 24,17%, respectivamente. Os dados encontram-se na Tabela 2. 

custo de produção leite outubro 2021 2

A inflação acumulada em doze meses do ICPLeite/Embrapa foi de 34,55%, voltando a subir após um mês de queda.
Produção e compra de volumosos liderou este ranking, acumulando em um ano variação de 67,89%. Isso representa um aumentando em 10% em relação ao acumulado anterior. Já a variação do grupo Alimentação concentrada, cedeu 4,9% em relação ao período anterior, apresentando 43,81%. O mesmo ocorreu com o grupo Sal mineral cuja variação cedeu 3%, apresentando em outubro inflação de 24,85% contra 28,04% em setembro. Os dados encontram-se na Tabela 3. 

custo de produção leite outubro 2021 3
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Gado de Leite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário