ABRALEITE solicita à ALESP e ao governo de São Paulo legislação sobre informações nutricionais corretas dos “não-queijos”

Publicado em 27/12/2021 10:52

Ofícios da ABRALEITE ao Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Itamar Borges e ao presidente da Assembleia Legislativa do estado Carlão Pignatari, assinados pelo presidente Geraldo Borges e pelo vice-presidente da Roberto Jank Jr, representam mais um passo da entidade para bem-informar os consumidores sobre os “queijos fake” ou “não-queijos” diferenciando-os dos queijos à base de leite.

Os ofícios solicitam que o governo paulista ajuste a “atual legislação de forma que contemple a recente demanda do setor leiteiro, relativa à legislação sobre informações nutricionais de queijos ‘fake’ (…). Trata-se de ‘não queijos’, informados como queijos, com o claro objetivo de confundir o consumidor, fazendo com que o mesmo consuma um produto artificial diferente de queijo em suas propriedades nutricionais, podendo ser prejudicial à saúde humana. Nosso único objetivo é que, na eventual utilização de tais produtos, os estabelecimentos (bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e similares) informem alertando corretamente ao consumidor quando utilizarem produtos análogos ao queijo, que não sejam oriundos do leite”.

O documento acrescenta que já há iniciativas concluídas em leis estaduais em outros estados da União e que São Paulo é o maior estado consumidor do país.

O pleito da ABRALEITE já foi atendido, por exemplo, pelo governo do Mato Grosso do Sul. Em 21 de outubro de 2021, o governador Reinaldo Azambuja publicou decreto em que:

Obriga os estabelecimentos comerciais, do ramo alimentício a informar a utilização de produtos análogos ao queijo, ao requeijão e a outros lácteos no preparo dos respectivos alimentos, destacando no cardápio e em toda e qualquer forma de publicidade a expressão “Este produto não é queijo”. 

Além disso, os estabelecimentos devem disponibilizar ao consumidor todas as informações nutricionais e os ingredientes do produto substituto utilizado, de modo a deixar claro quando houver adição de substâncias como gordura vegetal hidrogenada, amido e amido modificado. O descumprimento das disposições da lei sujeitará o infrator às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Na foto, o Conselheiro da ABRALEITE Carlos Alberto Pasetti “Beto da Colorado” entrega o ofício para o Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo Itamar Borges e o secretário executivo da Secretaria Francisco Maturro.

Ofício Abraleite para Alesp
Ofício Abraleite para Alesp
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abraleite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário