Benefícios aos animais, produtores e consumidores: terapias alternativas na produção e qualidade do leite são estudadas no IZ

Publicado em 24/06/2022 13:57

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, entregou ao produtor e à sociedade tecnologia que traz benefícios a toda cadeia produtiva do leite. Com a nova tecnologia do IZ, ganham os consumidores, cada vez mais exigentes por produtos saudáveis desde antes da porteira, e os produtores rurais, que terá solução para os desafios encontrados. O webinar da entrega tecnológica do IZ está disponível no canal da Fundag no Youtube.

A abertura da Entrega Tecnológica, referente a "Terapias Alternativas para Melhoria da Produção e Qualidade do Leite", contou com a participação do diretor geral do IZ, Enilson Geraldo Ribeiro, e o pesquisador, João Jose A. Demarchi, vice-diretor do Centro de Pesquisa de Bovinos Leiteiros.

O diretor geral do IZ destacou os trabalhos desenvolvidos nos Centros e Laboratórios de Pesquisa do Instituto, que estão inseridos em três áreas estratégicas: Produção Sustentável de Carne, Produção Sustentável de Leite e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária -, tecnologias e serviços à disposição do agronegócio paulista, enfatizando neste dia as atividades da área de leite.

Luiz Carlos Roma Jr, diretor do Centro de Pesquisa do Desenvolvimento de Bovinos Leiteiros do IZ, iniciou as palestras apresentando os princípios, ações e resultados da linha de pesquisa das terapias alternativas, além dos resultados do projeto FAPESP Fitoterapia e Controle de Mastite.

Para Roma, com essa entrega tecnológica, o produtor tem disponível uma alternativa para atingir a qualidade almejada de seu produto. "A busca por qualidade deve ser sempre o foco e, neste caso, é possível também com a terapia alternativa".

Já a palestrante Livia Castelani, doutora em microbiologia, comentou as linhas de pesquisa do IZ, com as terapias alternativas estudas. Ambos finalizaram respondendo sobre o que o produtor pode esperar e fizeram considerações finais sobre o assunto.

Livia destaca que essa técnica traz vantagens ao consumidor do produto, pois a busca tem o objetivo de "produzir um alimento de melhor qualidade e seguro microbiologicamente, livre de resíduos de antibióticos".

Treinamentos

O IZ mantém online o manual "10 Dicas para Melhoria da Qualidade do Leite", que pode auxiliar os produtores leiteiros na melhoria da qualidade e no aumento da produção de leite e rentabilidade. Essas dicas abrangem desde características fundamentais das instalações, assim como boas práticas de higiene de ordenha, até manutenção dos equipamentos de ordenha e prática de registros.

O Laboratório de Referência de Qualidade do Leite do Instituto de Zootecnia tem desenvolvido projetos de pesquisa, visando melhoria da produção e qualidade do leite, além da parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), para a transferência das tecnologias geradas diretamente ao produtor.

Diversos cursos, palestras, dias de campo, treinamentos práticos, para apresentar aos produtores os resultados das pesquisas do Instituto, foram realizadas com enforque na produção e na qualidade do leite. Muitos resultados já foram encontrados como a melhoria da qualidade higiênica, controle de mastite e até aumento na produção de leite.

Entregas tecnológicas SAA

Para disponibilizar as tecnologias geradas com a pesquisa científica, ao setor produtivo, foi criado o programa de Entregas Tecnológicas do Governo do Estado de São Paulo. Até o final de 2022, os seis Institutos e 18 Polos Regionais de pesquisas ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria, disponibilizarão 200 tecnologias a toda a cadeia de produção do agro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Instituto de Zootecnia - SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário