Adubo aumenta produtividade em mais de 3 mil litros de leite por hectare

Publicado em 03/08/2022 13:16
Mosaic Fertilizantes apresentará resultados da linha MPasto durante InterLeite Brasil

Elevados níveis de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade podem ser obtidos na pecuária leiteira com a melhoria da qualidade das pastagens, pela aplicação de soluções em nutrição de solo. Durante a InterLeite Brasil, que acontece em Goiânia (GO) em 3 e 4 de agosto, a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, apresentará os resultados da linha MPasto, desenvolvida para adubação de pastagens.

“Estamos felizes com a oportunidade de apresentar a linha MPasto aos pecuaristas do Centro-Oeste brasileiro. Trata-se de uma linha de fertilizantes específica para nutrição vegetal de pastagens, gerando expressivos incrementos de produtividades na bovinocultura de corte e de leite”, afirma Samuel Bortolin, gerente de produtos da Mosaic Fertilizantes.

Uma pesquisa em pastagens com gado leiteiro revelou que o aumento de produtividade aos pecuaristas que fazem uso da adubação com MPasto pode chegar a 3.111 litros de leite por hectare, quando comparado às áreas em que nenhum fertilizante foi aplicado; e de 609 litros a mais que a área que recebeu o tratamento convencional utilizado pelos pecuaristas (fosfato diamônico, ureia e cloreto de potássio). Com as soluções da Mosaic Fertilizantes, a produção foi de 4.017 litros, enquanto que na pastagem sem nutrição o total foi de 906 litros e no manejo convencional 3.408 litros. O experimento foi realizado de junho a novembro de 2021 na cidade de Dilermando de Aguiar (RS).

Um segundo dado do estudo refere-se à produção de massa verde: a área que recebeu tratamento com MPasto produziu 20.051 quilos por hectare, ante 3.255 quilos por hectare na pastagem sem aplicação de fertilizante e 15.719 quilos por hectare no tratamento convencional. “A folha é a parte que o gado tem interesse em consumir e é onde está o valor nutricional do pasto. Quando bem nutrida, a forragem é de qualidade superior e, consequentemente, o desempenho dos animais será elevado”, explica Bortolin.

Com o portfólio mais completo do mercado, a Mosaic Fertilizantes oferece soluções para adubação de pastagem, que contribuem com o desenvolvimento sustentável da pecuária. A linha MPasto é composta por três produtos com fórmulas bem amplas e disponíveis em todo país: MPasto MAX, MPasto SUPER e MPasto NITRO. “Essa linha melhora a qualidade de solos degradados, a expansão das práticas de adubação de pastagens, garante a nutrição vegetal e restaura a produtividade pecuária sem a necessidade de abertura de novas das áreas. Por isso, as técnicas de adubação de pastagens, além dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Lavoura-Pecuária-Florestas (ILPF), fazem parte de um conjunto de práticas agrícolas consideradas de baixa emissão de carbono”, ressalta Bortolin.

Os sistemas de integração são conjuntos produtivos de grãos, florestas, carne, leite, lã, e outros, realizados na mesma área, em plantio simultâneo, sequencial ou rotacionado, em que se objetiva maximizar a utilização, os ciclos biológicos das plantas, animais e seus respectivos resíduos, aproveitar efeitos residuais de corretivos e fertilizantes, racionalizar a utilização de agroquímicos, aumentar a eficiência no uso de máquinas, equipamentos e mão-de-obra, gerar emprego e renda, melhorar as condições sociais no meio rural e diminuir impactos ao meio ambiente, visando a sustentabilidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário