“Goiás tem sido referência para grandes eventos do setor agropecuário”, diz secretário Tiago Mendonça na abertura do Interleite

Publicado em 03/08/2022 15:17
Realizado pela primeira vez fora de Minas Gerais, Interleite Brasil 2022 é aberta em Goiânia com 1400 inscritos e extensa programação de palestras em apenas dois dias

Um dos principais eventos da cadeia láctea no País, o Interleite Brasil 2022 foi aberto nesta quarta-feira (3/8), no Centro de Convenções de Goiânia. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça, representou o governador Ronaldo Caiado na cerimônia e destacou a importância de receber grandes eventos nacionais do setor agropecuário. “Goiás tem sido referência nesta área”, disse ele, citando como exemplos o Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas (realizado em julho em Rio Verde) e os congressos brasileiros de Fitossanidade e de Qualidade do Leite (agendados para setembro em Goiânia).

O titular da Seapa ressaltou ainda as ações do Governo de Goiás para fortalecer a cadeia do leite no Estado, com foco principal no pequeno produtor. “Reconstruímos a Emater (Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária) e estamos treinando 60 técnicos para dar suporte aos nossos produtores; outros 60 ainda serão treinados, totalizando 120 novos técnicos em campo”, exemplificou. Mendonça também falou da criação da Câmara Técnica e de Conciliação da Cadeia Láctea de Goiás: “Colocamos indústrias, produtores, entidades e Governo para discutir e ajudar na construção de soluções. Juntos, vamos elaborar um programa que realmente faça a diferença”.

CEO do Milkpoint, responsável pelo Interleite, Marcelo Pereira de Carvalho agradeceu pelas parcerias com Governo de Goiás, Sistema Faeg/Senar, Sebrae e outras entidades e empresas que permitiram a volta do evento após dois anos de interrupção em virtude da pandemia. A 20ª edição, sediada por Goiânia, é a primeira realizada em uma cidade fora de Minas Gerais. “São 1400 inscritos, sendo 1200 no presencial e mais 200 no on-line. É o nosso maior evento”, comemorou. Carvalho lembrou que o objetivo do Interleite é “gerar reflexão, apontar caminhos, identificar oportunidades e, acima de tudo, inspirar”. “Tem muita coisa acontecendo na cadeia do leite e queremos destrinchar isso. A questão técnica em grande parte está dominada, é preciso ir além”, acrescentou. Ao finalizar seu discurso, o CEO do Milkpoint deixou aberta a possibilidade de que o Interleite volte a ser realizado em Goiânia, em 2023.

O deputado federal José Mário Schreiner, também participou da cerimônia de abertura do Interleite Brasil 2022. Presidente do Sistema Faeg/Senar e vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), ele celebrou o retorno do evento em formato híbrido e avaliou que o cenário mundial, agravado pela guerra entre Rússia e Ucrânia, intensifica o debate sobre segurança alimentar e abre oportunidades de mercado para o leite brasileiro. “É um setor que vai avançar muito mais, e o Brasil pode ser um grande expoente de produção mundial de leite, assim como somos hoje grandes exportadores de outros produtos, além de abastecer a mesa dos brasileiros”, declarou.

Diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto recordou que a realização do Interleite, em Goiânia, vem sendo planejada desde 2020 e elogiou a agenda do evento: “Receber o Interleite é uma satisfação e uma oportunidade para nós. A programação foi bem construída e fortalece a pecuária leiteira em Goiás e no Brasil”.

Também participaram da cerimônia no Teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções de Goiânia: o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; a chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Nogueira Fernandes; o superintendente do Sistema OCB Goiás, Jubrair Caiado Gomes; o assessor da Viva Lácteos Rafael Macedo Silva; o vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite Goiás), Ananias Justino Jayme; e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, além de produtores, técnicos, professores, pesquisadores e executivos de empresas ligadas ao segmento.

A abertura do Interleite Brasil 2022 teve uma homenagem especial ao professor, pesquisador e consultor Paulo Fernando Machado, criador da Clínica do Leite. Ele recebeu o Prêmio Vidal Pedroso de Faria. O evento segue até esta quinta-feira (4/8). Mais informações: https://www.interleite.com.br/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Seapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário