Comissão aprova proibição de benefício fiscal para empresas que usam leite importado
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro o Projeto de Lei Complementar (PLP) 217/23, que proíbe a concessão de qualquer benefício fiscal a pessoas jurídicas que usam leite e derivados importados para a fabricação de produtos.
O relator, deputado Pezenti (MDB-SC), recomendou a aprovação das mudanças. “Com certa frequência, leite e derivados chegam aqui com preços artificialmente reduzidos pelas políticas adotadas nos países de origem”, afirmou o relator.
“A produção de leite no Brasil vem sofrendo prejuízos com as importações de leite e derivados”, reforçou o autor da proposta, deputado Heitor Schuch (PSB-RS). “Isso afeta diretamente o valor pago aos produtores no País”, alertou.
Além de atingir tributos federais, a proposta altera ainda as leis complementares 87/96, que trata do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e 116/03, que trata do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
Tramitação
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
0 comentário
Conseleite/RS indica leite projetado a R$ 2,2932 em março de 2026 no RS
Preço do leite reage em 2026, mas cenário ainda exige atenção do produtor
Produtores de leite enfrentam início de ano difícil, mas setor projeta reação nos próximos meses
Importação de leite pressiona produtores brasileiros e leva FPA a pedir investigação na Câmara
Volume de crédito do BRDE à cadeia do leite do Paraná cresce 84% em 12 meses
Sindilat defende mobilização do setor para garantir aprovação do PL do leite