Embrapa Gado de Leite: Com custos menores e preços em crescimento, margem ao produtor de leite melhorou em fevereiro em relação aos últimos 6 meses

Publicado em 20/03/2024 07:59

Os preços das commodities lácteas estão em processo de recuperação no mercado internacional, desde o início do segundo semestre de 2023. Isso traz um alento, já que a tendência baixista teve início no limiar de 2022, percorreu todo aquele ano e foi até no final do primeiro semestre de 2023. Em termos de valorização de preços, o destaque é a manteiga, que atingiu valor de US$ 6.461 a tonelada, difícil de ser sustentável no longo prazo. Para o mercado nacional, este cenário de recuperação dos preços é relevante. Afinal, preços mais elevados no exterior são um desestímulo à importação.

Boas notícias surgiram da economia brasileira. O PIB em 2023 teve um crescimento de 2,9%, acima das previsões mais otimistas, e a renda per capita atingiu o patamar de R$ 50 mil. O nível de emprego segue em crescimento, melhorando a massa salarial, com impactos positivos sobre a demanda em geral. O único dado desfavorável foi a inflação de fevereiro (0,82%), medida pelo IPCA, que veio acima do esperado, puxada pelos preços dos alimentos. Leite e Derivados, com preços em recuperação, puxou a inflação para cima (1,21%), com destaque para o Leite Longa Vida (3,49%). Em 2023, a captação de leite no Brasil cresceu cerca de 2,5% em relação à 2022 que, somado ao volume de importações recordes, sinaliza um aumento relevante no consumo.

O ICPLeite/Embrapa mostra que os custos de produção caíram em fevereiro (-3,3%), interrompendo uma sequência altista que vinha desde julho de 2023. O custo da alimentação foi responsável pela expressiva deflação, dada a sua importância na formação de custos da atividade e, também, pela intensidade com que ocorreu. Em fevereiro, o grupo Concentrado teve retração de preços de 7,6%, com queda de preço de ração, farelos de soja, milho e trigo, e caroço e farelo de algodão. Adubos e defensivos também registraram queda de preços e levaram à redução do custo de produção do grupo Volumosos, que foi de -2,1%. Também o grupo Minerais registrou queda, ainda que restrita (-0,2%).

Os preços no varejo estão em crescimento, como mostrou o IPCA de janeiro e fevereiro, possibilitando a melhoria das margens da indústria e do varejo. Por consequência, a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, tem levado à recuperação dos preços  pagos ao produtor nas principais regiões. Ademais, o mercado Spot tem sinalizado com a continuidade de recuperação. Com custos menores e preços em crescimento, a margem do produtor melhorou em fevereiro, numa comparação com os últimos seis meses.

As importações continuam muito elevadas, apesar de uma desaceleração aparentemente estar em curso, com uma queda de -3,8% em relação a janeiro e -15,5% em re-lação a dezembro de 2023, quando se analisam os valores importados por média diária. A expectativa, contudo, era que a queda fosse maior, em função da entrada em vigor, em fevereiro, do Decreto Lei que reduz o benefício de renúncia fiscal para os laticínios que importarem leite e derivados.

Um olhar para o futuro próximo mostra que a demanda interna deverá continuar a permitir a recomposição de preços ao produtor, desde que as importações continuem caindo. Há, neste momento, incertezas quanto à capacidade da Argentina manter sua participação no mercado brasileiro nos níveis de 2023. O setor de produção daquele país vive crise. No Brasil, há grande expectativa quanto à mobilização de produtores, que estão indo às ruas. É possível que o Governo anuncie políticas públicas específicas para o leite ainda no mês de março.

embrapa gado de leite março 2024
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Gado de Leite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário