Gripe aviária leva produtores de leite dos EUA a proibir visitantes e cortar árvores

Publicado em 11/04/2024 08:10

CHICAGO (Reuters) - Os produtores de leite nos Estados Unidos estão aumentando suas defesas para tentar conter a propagação da gripe aviária: proibindo visitantes, derrubando árvores para desencorajar o pousio de aves selvagens e desinfetando veículos que entram em suas terras.

A Carolina do Norte tornou-se na quarta-feira o sétimo estado a relatar um surto de gripe aviária altamente patogênica (HPAI, na sigla em inglês) num rebanho leiteiro, depois de o Departamento de Agricultura dos EUA ter confirmado infecções no Texas, Kansas, Ohio, Michigan, Idaho e Novo México.

Embora os primeiros casos pareçam ter sido introduzidos em rebanhos no Texas e no Kansas por aves selvagens, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) disse que a transmissão entre bovinos também era possível. Autoridades agrícolas em Michigan e Ohio disseram que os rebanhos infectados nesses estados receberam gado do Texas.

A Reuters conversou com sete produtores de leite em cinco estados que disseram estar reforçando os procedimentos de segurança e limpeza, com três produtores excedendo as recomendações do governo.

“Pense em nossa fazenda agora como um condomínio fechado para vacas”, disse Karen Jordan, que cria cerca de 200 bovinos leiteiros em Siler City, Carolina do Norte. "Somente a pessoa mais essencial pode passar pelo portão."

Mesmo antes do surto na Carolina do Norte, Jordan, 64 anos, disse que estava limitando os visitantes que poderiam transportar involuntariamente excrementos de pássaros contaminados em botas ou veículos. Ela também começou a derrubar cerca de 40 árvores pequenas para evitar atrair pássaros selvagens durante a migração da primavera.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA anunciou seu primeiro padrão de água potável na quarta-feira para proteger as pessoas contra “produtos químicos eternos” tóxicos encontrados em muitos utensílios domésticos.

O primeiro caso confirmado num rebanho leiteiro em 25 de março e o segundo caso humano em dois anos em 1 de abril aumentaram as preocupações nos EUA sobre a propagação do vírus a animais e pessoas. A gripe aviária dizimou rebanhos de aves em todo o mundo desde 2022 e infectou mamíferos que vão desde focas e raposas até gambás.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA disseram que o risco para os humanos permanece baixo, mas pediram aos estados planos para testar e tratar trabalhadores agrícolas potencialmente afetados.

PRODUÇÃO DE LEITE REDUZIDA

Embora a gripe aviária seja letal para as aves, as vacas parecem se recuperar. Os surtos em rebanhos leiteiros afetam principalmente vacas em lactação, disse o USDA, reduzindo a produção de leite e exigindo que os agricultores isolem os animais doentes, mantendo o leite fora do abastecimento alimentar.

A produção de leite nos EUA cresceu para quase 60 mil milhões de dólares em 2022. Os produtores de leite temem agora uma queda na procura de leite e queijo, depois de o USDA ter relatado gripe aviária em amostras de leite não pasteurizado , embora as autoridades agrícolas afirmem que o leite pasteurizado é seguro.

Os preços futuros do leite caíram à medida que as infecções aumentaram na semana passada, antes da recuperação do mercado. Os futuros do gado de corte também caíram devido aos receios de redução da procura, embora não tenha havido casos confirmados do vírus em bovinos criados para produção de carne.

O USDA não emitiu ordens de quarentena para rebanhos leiteiros infectados, mas na semana passada recomendou minimizar a movimentação de gado e testar amostras de leite de vacas em lactação, caso elas precisem ser transportadas. Os produtores também foram instados a monitorar o gado em busca de doenças; isolar vacas recém-adicionadas; e manter a vida selvagem e os animais de estimação domésticos, como gatos, afastados dos edifícios agrícolas para reduzir a propagação do vírus.

A agência aconselhou os agricultores a prestarem “atenção especial às boas práticas de ordenha, como a desinfecção dos equipamentos”. Em entrevistas à Reuters, as autoridades de saúde animal levantaram a possibilidade de que as máquinas de ordenha possam desempenhar um papel na propagação de infecções entre as vacas, embora isso não tenha sido confirmado.

“Não podemos descartar outros modos possíveis de transmissão de GAAP, incluindo equipamentos”, disse o USDA num e-mail à Reuters.

Sete autoridades estaduais e da indústria disseram que os agricultores enfrentam desafios devido à incerteza sobre como o vírus está se espalhando e à exposição dos celeiros ao ar livre às aves selvagens.
Idaho, Carolina do Norte e mais de uma dúzia de estados que não confirmaram casos em bovinos impuseram requisitos adicionais aos embarques para proteger os seus rebanhos.

Nebraska, o segundo maior produtor de gado dos EUA depois do Texas, começou em 1º de abril a exigir que os produtores obtivessem licenças para trazer vacas leiteiras reprodutoras para o estado, para que as autoridades pudessem monitorar melhor o movimento dos animais.

O Texas aconselhou os produtores a monitorarem seus rebanhos e manterem os animais doentes em casa. O Kansas recomendou limitar a circulação de gado, mas não impôs restrições adicionais, disse Justin Smith, comissário de saúde animal do estado.

“Essas fábricas de laticínios têm muito em jogo”, disse Smith em entrevista. “Se eles têm preocupações sobre esse movimento, precisam reavaliá-lo, em vez de eu exigir uma reavaliação”.

Fabricante de iogurte Danone (DANO.PA), abre uma nova abadisse que está aconselhando os fornecedores a isolar o gado que possa ter sido exposto ao vírus e relatar quaisquer casos às autoridades locais.

DESINFECÇÃO DE PNEUS

Em Fort Branch, Indiana, Steve Obert, 61 anos, exige que os motoristas borrifem desinfetante nas rodas dos caminhões antes de deixá-los entrar em sua fazenda. Ele cria cerca de 1.200 vacas que produzem leite para a Dairy Farmers of America, uma cooperativa de mais de 6.000 fazendas.

Obert, que também é diretor executivo do grupo industrial Indiana Dairy Producers, disse que as fazendas maiores enfrentam riscos maiores, em parte porque mantêm grandes estoques de rações que atraem aves selvagens que podem ser portadoras do vírus.

As grandes fábricas de laticínios também costumam enviar novilhas, ou vacas que ainda não deram à luz, para outros estados para serem engravidadas antes de retornarem às suas fazendas de origem para ordenha, disse ele.

Obert, que envia vacas para Kentucky, disse confiar na decisão de Indiana de não impor novas restrições à movimentação de gado, mas: “Como produtor, você fica sentado pensando: ‘Meu Deus, espero que não estejamos atrás. '"

Em Rockford, Illinois, o agricultor Brent Pollard, de 43 anos, que fornece leite à cooperativa Prairie Farms, mantém isolado durante 21 dias um bezerro que comprou para a sua filha do Wisconsin.

Nenhum caso foi relatado em Wisconsin, mas Shelly Mayer, 58 anos, disse que está observando aves mortas em sua fazenda nos arredores de Milwaukee e trabalhando para manter os tanques de água limpos de excrementos de pássaros e outros contaminantes.

Os agricultores também estão tentando manter as aves selvagens longe do fornecimento de ração, mas é difícil.

“A fazenda leiteira é como um comedouro gigante para pássaros”, disse Jamie Jonker, diretor científico da Federação Nacional de Produtores de Leite.
 


Reportagem de Tom Polansek; Reportagem adicional de PJ Huffstutter; Edição de Caroline Stauffer e Suzanne Goldenberg

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário