Famasul avalia escoamento pelo porto de Iquique, no Chile

Publicado em 26/09/2013 08:12

Com os sucessivos recordes na produção agrícola, os produtores rurais sul-mato-grossenses enfrentam superlotações nos armazéns e estrutura logística insuficiente em relação a demanda de escoamento de grãos. Na busca de alternativas para mudar esse cenário, a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), participa do projeto Rota da Integração Latino Americana, expedição que vai de Campo Grande ao Chile, com partida na próxima sexta-feira (27).

Serão percorridos 2.720 quilômetros, entre Campo Grande e o porto da cidade de Iquique, no Chile, na finalidade de avaliar e apresentar mais uma alternativa de rota para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso do Sul, que tem a China como principal importador da soja. Entre janeiro e agosto deste ano só os chineses importaram 1,7 milhão de toneladas da soja de MS. O montante representa 85% do escoamento deste período e resultou na receita de US$ 936,7 milhões. 

Atualmente, além da China, entre os principais importadores de grãos do Estado estão o Japão, Taiwan, Marrocos, Coreia do Sul e outros. A principal porta de saída da oleaginosa de MS com destino à exportação tem sido o Porto de Paranaguá (PR), que neste ano despachou 37,7% do volume exportado, seguido do porto de São Francisco do Sul (SC) com 33% do total e Santos (SP) com 30,3%. “Há uma distribuição relativamente equilibrada entre os portos aptos para o escoamento da agricultura do Estado, mas a atual estrutura destes não suporta a demanda nacional e com a crescente produção é necessária uma alternativa extra”, afirma Ruy Fachini, Diretor Secretário da Famasul, referindo-se ao porto de Iquique. 

Organizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog-MS), a expedição será formada por 30 caminhonetes com cerca de cem pessoas, com paradas estratégicas em Santa Cruz de La Sierra e La Paz (Bolívia), Arica e Iquique (Chile). Em Santa Cruz de La Sierra os participantes visitam a Expocruz, feira voltada para empresas com interesse em exportação e considerada o maior evento multissetorial da América Latina. A previsão de chegada a Iquique é no dia 2 de outubro.

Além da Famasul, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Associação dos produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), outras 17 empresas estão envolvidas na Rota da Integração Latino Americana.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • JOAO AUGUSTO PHILIPPSEN Santo Augusto - RS

    30 caminhonetes e 100 vagabas que estão indo com dinheiro dos associados, quando duas ou três bastavan. Provavelmente nesta aí a KÁTIA vai aparecer, vergonha!!!!

    0