Transportadores de grãos esperam reajuste de 10% no frete
Transportadores de grãos de todo o País estão em compasso de espera para a colheita de mais uma superssafra de soja. A última estimativa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que serão colhidas 196,7 milhões de toneladas de grãos nesta safra. Isso representa um crescimento de 5,2% em relação à anterior. O maior crescimento será na soja (10,8%), que representa quase metade da produção (90,3 milhões de toneladas), e cuja colheita é concentrada no início do ano.
Diante de números tão expressivos, os transportadores apostam num aumento de 10% no frete no pico da safra (fevereiro e março). É o caso de Santo Nicolau Bissoni, sócio diretor da Transportadora Botuverá, com sede em Rondonópolis (MT). “Eu acredito nisso. Em fevereiro teremos um frete 10% maior que o do ano passado”, afirma.
Por enquanto, com pouquíssimas toneladas de soja colhidas e todos os caminhões do País disputando os grãos de Mato Grosso, cuja colheita acontece primeiro, os fretes estão bem baixos. Segundo Bissoni, são R$ 180 a tonelada de Rondonópolis a Santos. A estimativa é que chegue a R$ 240, no pico da safra, no mesmo trajeto.
Leia a notícia na íntegra no site da Revista Carga Pesada.
0 comentário
Maersk vê volumes globais de contêineres crescendo até 7% em 2025
Parcerias bem-sucedidas com proprietários rurais colaboram para o avanço da Ferrovia Estadual de Mato Grosso
Rio Mosela na Alemanha fechado para navegação após acidente com eclusa
Porto de Santos ajusta operações para festas de fim de ano
Com fim de derrocagem e calado de 13,1 metros, Porto de Paranaguá amplia produtividade
Plataforma interativa da Embrapa organiza dados estratégicos do agronegócio