Portos do PR registram alta de 7% na movimentação de cargas

Publicado em 10/06/2014 15:44
Entre as exportações do mês de maio, se destacam a soja e os contêineres. Já o volume de trigo, que é importado, dobrou a quantidade. O fechamento foi divulgado nesta terça-feira (10)

Nos primeiros cinco meses do ano, os portos paranaenses movimentaram mais de 19,3 milhões de toneladas. Esse total é 7% maior que o registrado no mesmo período do no ano passado. Nessa movimentação crescente, se destacam a exportação de soja e de cargas em contêineres. Foram quase 300 mil contêineres movimentados por Paranaguá no período, sendo que metade delas foi de contêineres para exportação, 5% a mais do que a quantidade registrada em 2013.
 
De granéis sólidos movimentados pelos Portos do Paraná foram quase 13,6 milhões de toneladas - volume 6% maior que o registrado no mesmo período, no ano passado (12,8 milhões). Apenas de soja, foram quase 5,3 milhões de toneladas exportadas - 53% a mais que o volume registrado em 2013 (cerca de 3,5 milhões).
 
Considerando toda a movimentação do período, pelo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, foram quase 7,1 milhões de toneladas de cargas exportadas (soja, milho e farelos de soja) – mais de 7% a mais que o volume registrado em 2013 (com pouco mais de 6,6 milhões).
 
Entre as importações, o destaque está no volume de trigo importado que quase dobrou. Nos primeiros cinco meses deste ano foram 153,6 mil toneladas do produto, 54% a mais que o volume importado em 2013.
 
Líquidos - Em 2014, o volume de granéis líquidos movimentado foi de mais de 1,8 milhão de toneladas, 8% a mais que o registrado nos cinco primeiros meses de 2013 (com pouco mais de 1,7 milhão).
 
Entre esses produtos, se destacam as movimentações de óleos vegetais, principalmente de exportação (quase 105,5 mil toneladas) e derivados de petróleo (quase 207 mil toneladas), importação e exportação.
 
Caminhões – O fluxo de caminhões registrado de janeiro a maio deste ano também segue em alta. Em 2014, nesse período, o Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebeu 176 mil caminhões. No mesmo período, no ano passado, foram 155,6 mil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
APPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário