Mato Grosso precisa investir R$ 53 bilhões em infraestrutura logística, prevê CNT
O Estado precisará investir R$ 53,7 bilhões se quiser melhorar sua capacidade logística. É o que aponta o quito Plano Nacional de Transporte e Logística, da Confederação Nacional de Transportes (CNT), divulgado recentemente. O maior investimento em infraestrutura, cerca de RS 18 bilhões, seria para construir 2,7 mil km de ferrovias. Entre os projetos apontados pelo documento está a Ferrovia de Integração Centro-Oeste no Mato Grosso (FICO). Atualmente, o edital está sendo preparado para que a obra, orçada em R$ 6 bilhões, entre em processo licitatório. O projeto original estabalece que a Fico terá 1.065 km, ligará Lucas do Rio Verde a Campinorte (GO) e estima-se que deve derrubar em 30% os custos com transporte de grãos, madeira, combustível e demais produtos. Entretanto, a CNT ressalta que, para suprir a real necessidade de interligação do eixo leste-oeste brasileiro, o trecho deveria ter 1.365 km apenas no estado de Mato Grosso, com mais 265 km em Goiás. Os outros projetos de ligação ferroviária no Mato Grosso, apresentados pela CNT, são Rondonópolis a Cuiabá (220 km), Cuiabá-Santarém (807 km) e Vila Rica a Ribeirão Cascalheira (367 km).
Leia a íntegra no Só Notícias
0 comentário

ANTT e Via Cristais assinam contrato de concessão da rodovia BR-040, no trecho entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO)

Porto de Paranaguá é o maior canal de exportação de óleo vegetal e carne de frango congelado do Brasil

Congestionamento de caminhões cessa em terminal de transbordo da Rumo no MT

Chuva não foi o fator para menor exportação de grãos do Brasil em janeiro, diz Alphamar

Porto de Santos intensifica ações de tratamento e controle de pragas em 2024

Autoridade Portuária de Santos registra superávit histórico em 2024