Brasil aparece em 81º no ranking de competitividade global, pior posição em uma década

Publicado em 13/10/2016 09:53

O Brasil continua a enfrentar problemas com o alto preço da logística. Dados do Instituto de Logística e Supply Chain mostram, agora, que estes problemas possuem um número. Em um estudo entitulado "Custos Logísticos No Brasil", eles estimam que 12,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país é destinado ao transporte, estoques, armazenamento e serviços de administração. Em comparação, nos Estados Unidos, 7,8% do PIB é gasto para os mesmos itens.

Estes dados foram obtidos com base no ano de 2015. Em 2014, o número era de 12,1%, mas a crise financeira que o país vem enfrentando nos últimos dois anos contribuiu para uma elevação nas cifras. A pior queda na economia em décadas resultou em custos muito mais altos para a manutenção de estoques inchados.

Com os números divididos para cada item, o transporte representa 6,8% do PIB, estoques, 4,5%, armazenamento, 0,9% e custos administrativos, 0,5%.

O motivo desses custos altos no Brasil é a falta de alternativas mais baratas para o transporte de mercadorias. De acordo com o estudo, 65% das mercadorias no Brasil são transportadas em caminhões, 20% pela via férrea, 12% pela via marítima e 17% pelo oleoduto. Nos Estados Unidos, estes números são de 43% para caminhões, 32% para a via férrea, 8% para a via marítima e 17% por oleodutos.

A análise vai ao encontro de um estudo recente do Fórum Econômico Mundial que colocou o Brasil no 81º lugar de 138 países em questão de competitividade. Este número está 33 pontos abaixo de 2012 e é o pior ranking em uma década para o Brasil. A uma adoção lenta de avanços tecnológicos e a inovação nos negócios são algumas das razões para a posição na qual o país se encontra. Outros problemas incluem: regulamentações excessivas, taxas altas e infraestrutura inadequada. Das dez maiores economias na América Latina, o Brasil aparece em 9º na competitividade, com Chile e Panamá liderando a lista.

O setor agropecuário do Brasil já é bastante familiarizado com os problemas logísticos no Brasil. O país está no processo de melhorias para alguns de seus problemas, mas os progressos recentes foram atrasados devido a uma economia encolhida. O PIB do Brasil tem diminuído por dois anos consecutivos e não deve voltar a crescer até 2017. Tudo isso leva a uma economia frágil que impede os investimentos necessários para crescer.

Com informações do Soybeans and Corn Advisor. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário