Abiove comemora conclusão das obras na BR-163 no Pará

Publicado em 14/02/2020 10:19
Trecho é fundamental para exportações pelos terminais da região Norte e aproxima os produtos do Complexo Soja dos mercados consumidores

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) comemora a entrega das obras de pavimentação da BR-163/MT/PA, importante corredor logístico que liga as fronteiras agrícolas do Centro Oeste às Estações de Transbordo de Cargas do Arco Norte. Com a conclusão do trecho, as exportações do Complexo Soja brasileiro vão ficar mais competitivas, com a redução nos custos de transporte relativamente a outras vias semelhantes e maior previsibilidade nas exportações.

“A finalização do trecho irá estimular os embarques por meio dos terminais construídos pelas nossas associadas no Norte do País, aumentando a produtividade, estimulando o desenvolvimento da região e a geração de divisas de exportação”, explica Daniel Furlan Amaral, economista-chefe da Abiove. “Este é um momento muito aguardado pelo setor de oleaginosas. A viabilização da utilização de toda a capacidade da via trará benefícios para toda a cadeia produtiva do Mato Grosso e do Pará”. 

A conclusão da BR-163/MT/PA, cuja construção começou na década de 1970 e foi por vezes interrompida, só foi possível graças ao esforço conjunto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Exército Brasileiro e do Ministério da Infraestrutura na região desde 2017.

“Esperamos agora pela concessão do trecho à iniciativa privada com a inclusão dos acessos aos terminais de Miritituba e Santarenzinho, passo fundamental para garantir a adequada manutenção e oferta de serviços necessários em trechos com fluxo intenso de cargas como é o caso da BR-163”, finaliza Amaral.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abiove

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário