Exportadores de grãos da Argentina relatam atrasos no porto de Rosário

Publicado em 17/03/2020 08:54 e atualizado em 17/03/2020 09:34

LOGO REUTERS

Por Maximilian Heath

SANTIAGO (Reuters) - A câmara de exportadores da Argentina registrou na segunda-feira atrasos no embarque de cargas no porto principal do país em Rosário devido a uma confusão gerada após ordem do governo de fechar as fronteiras para conter o coronavírus.

A Argentina é um grande exportador de soja e o maior exportador mundial da oleaginosa processada como óleo e farelo de soja. O porto de Rosário, no rio Paraná, processa cerca de 80% dessas exportações.

O presidente Alberto Fernández anunciou no domingo que as fronteiras da Argentina serão fechadas para estrangeiros por 15 dias, em uma tentativa de conter a propagação do coronavírus.

O chefe da câmara de exportação (CIARA-CEC), Gustavo Idígoras, disse que a medida causou alguns transtornos em Rosário.

"Houve alguns atrasos devido à incerteza sobre como operar", disse Idígoras à Reuters, acrescentando que o setor estava conversando com o governo sobre como resolver o problema. Ele disse que dificuldades semelhantes nas operações em outros portos do país já foram resolvidas.

Uma fonte do setor agroexportador, que pediu para não ser identificada, disse que o problema foi criado por "autoridades de saúde que aplicaram estritamente o fechamento de fronteira", apesar de a proibição não ter sido aplicada a cargas.

O Ministério dos Transportes da Argentina não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Os atrasos ocorrem no momento em que a temporada de exportações ainda não está em pleno andamento. Os agricultores argentinos acabaram de começar a colher milho e a colheita da soja começará nas próximas semanas.

Até domingo, a Argentina registrava um total de 56 casos de coronavírus, dos quais duas pessoas morreram.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário