Governo Federal esclarece sobre fechamento de aeroportos, portos e fronteiras terrestres

Publicado em 23/03/2020 07:23
Não há, no momento, recomendação para fechar aeroportos; já no setor rodoviário, a única medida de suspensão é para o transporte internacional de passageiros

Diante das notícias sobre a suspensão de voos nacionais e internacionais oriundos de locais onde foram registrados casos de Coronavírus, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou nota ressaltando que a decisão sobre fechamento de aeroporto é de competência da União, e que não há, neste momento, nenhuma recomendação neste sentido.

A nota informa que, “a interdição de um aeroporto não é uma conduta indicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste momento e pode prejudicar de forma irresponsável o deslocamento de pessoas, profissionais de saúde, vacinas, órgãos para transplante e até insumos para medicamentos para os estados brasileiros”.

TRANSPORTE TERRESTRE – Já em relação ao fechamento de divisas entre Estados como medida de reação à pandemia do novo Coronavírus, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que o transporte interestadual de passageiros continua em operação, com exceção do transporte internacional.

“Pela contingência que o país está atravessando, a Agência flexibilizou a redução da frequência de horários, e suspendeu apenas o transporte internacional de passageiros, além de determinar que as empresas de transporte de passageiros façam o protocolo estabelecido de higienização dos veículos.

A competência para suspender a operação de transportes rodoviário de passageiros (ônibus) interestadual e internacional é exclusivamente da ANTT.

PORTOS – A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) também emitiu nota esclarecendo que permanecem em operação os portos públicos (inclusive os delegados), privados e demais instalações portuárias, assim como as atividades de transporte aquaviário interestadual e internacional. As empresas deverão atender às medidas de contenção da propagação do novo coronavírus (COVID-19), conforme orientações das autoridades sanitárias e do governo federal.
 

FERROVIAS - As concessionárias ferroviárias de carga associadas à ANTF também implementaram nos últimos dias ações de prevenção à disseminação do Covid-19. As medidas incluem o monitoramento por equipes médicas, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de funcionários com atividade presencial em áreas administrativas e operacionais, além de higienização de locomotivas. O objetivo é manter, sem interrupções, em curso normal e com total segurança, as operações das ferrovias, de modo a evitar o desabastecimento de produtos ou até mesmo um colapso logístico no país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ministério da Infraestrutura

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário