Porto de Santos tem movimento recorde no 1º semestre puxado por commodities agrícolas

Publicado em 14/07/2020 14:26 e atualizado em 14/07/2020 15:35

LOGO REUTERS

O porto de Santos registrou, entre janeiro e junho de 2020, um registro semestral de movimentações, atingindo uma marca de 70,3 milhões de toneladas, impulsionado principalmente pelas exportações de commodities agrícolas, informou a Autoridade Portuária de Santos (SPA) nesta terça-feira.

O volume representa um avanço de 10,6% na comparação anual, com altas de 13,9% nas exportações e 2,6% nas importações, segundo comunicado da autoridade portuária, que destacou os resultados positivos inclusive nos mais afetados pela pandemia de coronavírus, como o de contêineres.

Em termos de exportação, os embarques de açúcar dispararam 40% no período, a 8,7 milhões de toneladas, enquanto as exportações do complexo de soja batiam 22,8 milhões de toneladas, alta de 27% no ano. Santos é o principal porto do Brasil para embarques de dois produtos.

Os embarques de commodities no Brasil foram estimulados pelo câmbio econômico e uma demanda chinesa forte, especialmente a soja, o principal produto de exportação do país. No caso de açúcar, o Brasil também ampliou suas vendas no momento de uma oferta menor em outros países concorrentes, o que chegou a gerar filas e espera para os despachos.

No limite da importação, o porto não atingiu altas taxas de cerca de 30% nos desembarques de petróleo, 2,7 milhões de toneladas, óleo diesel e gasóleo, 1,4 milhão de toneladas.

"Os bons números do porto refletem a pujança do agronegócio e o efeito favorável do câmbio para as exportações. Nenhum acumulado no ano, também no contêiner, que movimenta como cargas de maior valor agregado e mais afetadas pela pandemia, registra o avanço importante", disse em nota o presidente do SPA, Fernando Biral.

Em apenas junho, Santos registrou seu quinto registro mensal consecutivo, movimentando 12,3 milhões de toneladas, avanço de 6,2%. Apesar de um nível menor de desembarques antes de junho de 2019, como restrições - novamente puxadas por commodities agrícolas - permitiram o resultado.

Os embarques em junho totalizaram 9,4 milhões de toneladas, alta de 14,6% no ano a ano; os desembarques somaram 2,8 milhões de toneladas, cerca de 14,3%, apontaram para um SPA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário