Porto de Antonina prevê crescimento em 2021 e ganhos de produtividade superiores a 40% para exportadores

Publicado em 16/03/2021 06:45
A movimentação de cargas no TPPF, em Antonina (PR), deve crescer ainda mais em 2021. Terminal é escolha de produtores com cargas fracionadas.

O Porto de Antonina, localizado no Litoral do Paraná, prevê um crescimento de 50% em suas operações neste ano de 2021 e ganhos de produtividade superiores a 40% para os exportadores, especialmente no que diz respeito a movimentação de cargas fracionadas.

O TPPF - Terminais Portuários da Ponta do Félix tem sido o destino escolhido por produtores e indústria, devido a possibilidade de armazenamento de 100% da carga em recinto alfandegado. Outra vantagem é que a produtividade na operação tem seus custos reduzidos com a proximidade dos armazéns com o cais.

"A proximidade dos armazéns com o cais nos possibilita uma maior agilidade na operação e, com isso, economia para o exportador com o custo do frete marítimo. Atualmente, o terminal consegue oferecer ganhos de produtividade superiores a 40% neste contexto", explica o diretor-presidente do TPPF, Gilberto Birkhan.

Diferencial - Em uma nova operação - que será realizada no mês de abril - o TPPF vai receber 13 mil toneladas em produtos alimentícios, tais como fubá, arepa de milho, açúcar, arroz, óleo e creme vegetal - fabricados no Brasil e que serão exportados para a Venezuela.

O terminal receberá a carga em suas embalagens originais - que é segregada por produto e por fornecedor nos armazéns alfandegados do TPPF - entre três e quatro semanas antes da chegada do navio. Todos os produtos são envasados em big bags e armazenados no local para exportação. O lote é diferenciado por ser tratar de carga ensacada.

Para Gilberto Birkhan, o TPPF está ratificando a sua vocação de terminal multipropósito - devido a sua capacidade de trabalhar com cargas diferenciadas e menor tempo de espera com a gestão do line up dos navios, otimizando a capacidade do porto e permitindo atendimento de navios com prioridades gerenciais de acordo com a necessidade do cliente.

"A especificidade de cada produto - relativa aos cuidados de manuseio, acondicionamento e armazenamento - denota o diferencial competitivo do TPPF em cargas de especialidade, que demandam olho crítico e atenção aos detalhes, a fim de que a carga chegue ao destino em perfeitas condições e fomente o comércio exterior, valorizando os ativos do país", reforça Birkhan.
O terminal tem recebido cargas como o farelo de soja não transgênico, fertilizantes e novos produtos como madeira, cavaco, grãos orgânicos e cargas de projeto.

Expectativa de mercado - O diretor-presidente do TPPF explica que a conjuntura econômica para 2021 é favorável ao agronegócio brasileiro - que inclui o dólar elevado, o preço das commodities em alta e a demanda crescente por alimentos em todo o mundo -, somada aos investimentos em melhorias da estrutura marítima.

"Aliado ao cenário econômico favorável, também pode-se destacar o alinhamento de todas as esferas do poder público no que diz respeito a garantir uma melhor navegabilidade para os portos brasileiros e a segurança da navegação. Com o aumento da profundidade em nosso calado, será possível alavancar ainda mais estes números", enumera Birkhan.

Em 2020, o TPPF - empresa responsável pela concessão do Porto de Antonina - garantiu a movimentação de quase um milhão de toneladas, mesmo em um ano atípico de pandemia. O total - de 950.626 toneladas de produtos movimentados em 2020, entre granel, fertilizante, farelo de soja, cargas geral e açúcar - representa um acréscimo de 5% se comparado ao ano de 2019, quando a movimentação atingiu a marca de 908 mil toneladas.

Desafios - Birkhan avalia que o desafio para este ano é atingir a meta de crescimento - consolidando o Porto de Antonina no cenário nacional -, bem como manter as atuais condições de trabalho com segurança.

O TPPF conta, atualmente, com mais de 60 mil metros quadrados de infraestrutura de armazenagem, com capacidade estimada de 200 mil toneladas estática e está com as obras de expansão em andamento.
O projeto de expansão prevê a construção de silos para cereais e um novo armazém para fertilizantes, com capacidade para 120 mil toneladas de produto em área 17 mil metros quadrados.

"Estamos investindo em equipamentos com qualidade única no Brasil, com a instalação de silos de concreto, que permitem o menor impacto possível da temperatura externa na qualidade dos produtos armazenados", finaliza Birkhan.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
TPPF

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário