Bahia Mineração oferece preço mínimo e vence leilão da Fiol, com proposta única

Por Aluisio Alves
SÃO PAULO (Reuters) - A Bahia Mineração (Bamin) venceu nesta quinta-feira na B3 o leilão de concessão de trecho da ferrovia de integração Oeste-Leste (Fiol), após ter sido a única concorrente pelo ativo, pelo qual ofereceu pagar outorga mínima de 32,7 milhões de reais.
O trecho licitado da Fiol tem 537 quilômetros de extensão, ligando as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia, sendo um corredor de escoamento de minério de ferro extraído pela própria Bamin e permitindo também o transporte de grãos, a partir da futura concessão do trecho II.
A vencedora terá que fazer investimentos de 3,3 bilhões de reais ao longo de 35 anos de concessão. Desse total, 1,6 bilhão será utilizado para a conclusão das obras do trecho, que estão com 80% de execução pelo próprio governo.
A Bamin é uma mineradora brasileira criada em 2005. A expectativa é que seu projeto Pedra de Ferro produza 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
A oferta única vem um dia após o governo federal ter licitado um conjunto de 22 aeroportos em três blocos, obtendo 3,3 bilhões de reais em outorgas, valor cerca de 17 vezes superior ao mínimo definido no edital.
1 comentário
Longas filas em Miritituba são por credenciamento em terminais; motoristas de Sinop e região relatam ‘descaso’
Aeroportos do Centro-Oeste receberão investimentos de R$ 91 milhões
Fretes tendem a subir ainda mais nas próximas semanas com avanço da colheita no Brasil; MT já tem 11% de alta
Aprosoja RO ingressa com ação pedindo suspensão dos novos pedágios da BR-364
Aprosoja MT alerta que piso mínimo do frete amplia custos e compromete a competitividade do agro
Preço médio do frete por km rodado aumenta e fecha dezembro a R$ 7,44, aponta Edenred Repom
Telmo Heinen Formosa - GO
O leilão da FIOL ainda vai demorar para transportar soja. Traçado enfrenta resistência de #Ambientalóides esquerdistas que querem evitar o mínimo dano a uma caverna cheias de morcegos na região de São Desidério! (ongues a serviço de interesses estrangeiros)