Governo espera leilão da Ferrogrão no 2º semestre, diz ministro

Publicado em 02/06/2021 13:46

LOGO REUTERS

O ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta quarta-feira que o leilão para a construção da Ferrogrão, ferrovia que interligará Mato Grosso ao Pará, deve ocorrer no segundo semestre, embora ainda precise de autorização do Tribunal de Contas da União (TCU).

"Eu não sei quantos grupos vão entrar (no leilão da Ferrogrão), mas o fato é que há um interesse muito grande", disse o ministro, citando empresas como Hidrovias do Brasil e VLI como interessados. Freitas participou de evento promovido pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE).

"Temos falado com grandes fundos de investimentos preocupados inclusive com a temática da segurança alimentar", acrescentou.

A ferrovia terá uma extensão de quase mil quilômetros e o projeto tem enfrentado muitas objeções, incluindo ambientais.

O projeto do leilão da Ferrogrão foi enviado ao TCU em meados do ano passado e, segundo Freitas, agora o empreendimento está em fase de certificação de critérios ambientais por parte de consultoria internacional.

"Essa questão (ambiental) já está muito arredondada e muito madura (no TCU). Vamos ter autorização para fazer o leilão".

O ministro também estimou para até o meio do segundo semestre o leilão de nova concessão da rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. A concessão atual, com a CCR, venceu em fevereiro e foi prorrogada por um ano para dar tempo para realizar o leilão, que o governo inicialmente que esperava para o início deste ano.

"Deve ser leiloado agora no início, no meio do segundo semestre", disse Freitas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário