Conab passa a analisar rotas do mercado de fretes de grãos nos estados de Mato Grosso do Sul e de Goiás

Publicado em 03/08/2021 17:55

As principais rotas do mercado de fretes de grãos nos estados de Mato Grosso do Sul e de Goiás passam a ser analisadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A avaliação faz parte das ações de aprimoramento das informações do setor levantadas pela estatal e passam a integrar o Boletim Logístico elaborado pela Companhia, que já trazia as informações sobre o mercado em Mato Grosso. Com isso, a estatal passa a examinar os dados de movimentação de cargas agrícolas nos estados responsáveis pela produção de cerca de 49% de milho e soja do país.

De acordo com o último boletim publicado, em Mato Grosso do Sul há uma expectativa de alta nos preços ofertados pelo serviço de frete, conforme a colheita do milho 2ª safra avance. No entanto, essa elevação pode sofrer impactos das condições climáticas adversas registradas nas lavouras do estado. A expectativa é que o incremento nas cotações não seja tão significativo, mesmo no pico da colheita, uma vez que as perdas da safra em função do clima desfavorável devem reduzir o volume a ser escoado.

Cenário semelhante deve ser encontrado pelos produtores em Goiás. No estado goiano, o pico da demanda por serviços de frete inicia entre o fim do mês de julho e início de agosto, quando a maior parte da produção de milho desta 2ª safra estará colhida. No entanto, pelo menos na região produtora dos municípios de Catalão, Cristalina e Bom Jesus de Goiás, que vem sendo estimada de modo geral em 40%, a demanda por transporte deve ser reduzida, provocando, a exemplo do Mato Grosso do Sul, um menor impacto altista nas cotações de frete. No entanto, mesmo com a previsão de queda na colheita do milho, o volume de transporte do grão das fazendas aos armazéns dos cerealistas e cooperativas tende a liberar a soja que ainda não foi comercializada em direção aos portos.

Já em Mato Grosso, o panorama é contrário a estes estados. O aumento da área plantada, em conjunto com estimativa de redução moderada de rendimento médio, resultante da heterogeneidade das lavouras mato-grossenses, devem culminar em produção perto da estabilidade. Com isso, a produção da segunda safra do cereal no Mato Grosso deverá ser próxima da obtida no ciclo passado, o que movimentará o mercado de frete rodoviário, com decorrente aumento dos valores para fechamento das negociações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Vocês entendem pq o Brasil não anda? A Conab, que não consegue fazer um levantamento correto sobre a safrinha de milho no Brasil, agora se põe a estudar logistica, ?! .. alguém aqui acredita que a Conab tem mais competencia que as empresas de transporte privadas? Vagabundagem querendo mostrar serviço, a exemplo de suas excrescencias, os politicos, tem solução para tudo, na conversa, ... na triste realidade do povo só trazem pobreza e miséria.

    7