Custo de barcaças para grãos sobe nos EUA; terminal da CHS está em reparo

Publicado em 17/09/2021 09:22 e atualizado em 17/09/2021 11:40

Logotipo Reuters

(Reuters) – Os custos de frete de barcaça para movimentação de grãos no Meio-Oeste dos Estados Unidos aumentaram nesta quinta-feira devido a contínuos problemas logísticos, mais de duas semanas após o furacão Ida, enquanto a cooperativa de agricultores e trading de grãos CHS disse que o cronograma para reabrir seu terminal permanece incerto.

A CHS informou nesta quinta-feira que espera que seu terminal de exportação de grãos em Myrtle Grove, Louisiana, esteja operacional no auge da colheita de milho e soja dos EUA, depois que o furacão Ida danificou as instalações no mês passado, mas não pôde ser mais específica.

O terminal, que recebe grãos de barcaças e carrega navios para exportação, permanece sem energia da concessionária local e as equipes de reparos estão usando um gerador, acrescentou. A energia terá que ser restaurada para a retomada dos embarques.

O Ida devastou a rede elétrica da região e danificou alguns dos vários terminais de grãos espalhados ao longo do rio Mississippi, de Baton Rouge ao Golfo do México, que formam o centro de exportação de grãos mais movimentado dos Estados Unidos.

A trading global de grãos Cargill Inc reabriu seu terminal de exportação de grãos em Westwego, Louisiana, esta semana, enquanto os exportadores rivais Louis Dreyfus Co e Archer-Daniels-Midland Co estão carregando embarques de exportação há vários dias.

Enquanto as tradings de grãos tentam retomar as operações no Golfo, a China reservou esta semana de quatro a seis carregamentos a granel de soja brasileira para embarque em outubro e novembro, durante o pico das exportações dos EUA.

Esses acordos alimentaram as preocupações da indústria de que a capacidade dos terminais do Golfo permaneceria restrita no próximo mês.

As barcaças no rio Mississippi de Memphis, Tennessee, até Cairo, Illinois, foram oferecidas na quarta-feira a 750% da tarifa, um salto ante os 650% dois dias antes, em um mercado onde movimenções de 10 pontos percentuais são mais comuns.

(Por Karl Plume em Chicago)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário