HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Mercado de fretes do agronegócio no Brasil sobe 27,4% até maio com grãos e fertilizantes

Publicado em 03/06/2022 10:41 e atualizado em 03/06/2022 11:19

Logotipo Reuters

Por Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) – O agronegócio brasileiro movimentou 10,7 bilhões de reais em fretes no acumulado do ano até maio, um avanço de 27,4% em relação ao mesmo período de 2021, impulsionado pelo transporte de fertilizantes e grãos, disse a Fretebras.

Em levantamento à Reuters, a plataforma de transporte de cargas informou que o agronegócio respondeu por quase um terço do total de 29,7 bilhões de reais em fretes movimentados entre janeiro e maio, seguido pela indústria com 8,2 bilhões de reais, e o setor de construção com 4,5 bilhões.

“O agro, como motor de crescimento do Brasil, vem batendo recordes de safra a cada ano. Mesmo com as adversidades climáticas, o crescimento tem se mantido… (e) a alta do dólar motiva os produtores à exportação”, disse a Fretebras justificando o avanço do setor.

Os fertilizantes foram os produtos mais transportados pelo segmento agrícola até maio, respondendo por um quarto do volume total, e com avanço de 19% no comparativo anual.

O movimento ocorre no momento em que os produtores rurais aceleram negociações de compra do insumo que será utilizado na safra 2022/23 de grãos, cujo plantio começa a partir de setembro, diante da incerteza na oferta de adubos causada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

Na sequência, os produtos mais transportados foram soja, milho e trigo. O cereal de inverno representou somente 5% do volume transportado pelo agronegócio, mas teve uma disparada de 175% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2022, as exportações de trigo foram mais intensas nos primeiros meses do ano após uma safra cheia no ano passado, preços e demanda atrativos no mercado internacional, também influenciados pela guerra no leste europeu –Rússia e Ucrânia são dois importantes fornecedores globais do cereal.

Ainda segundo a Fretebras, 3,71 milhões de fretes foram publicados na plataforma de 1 de janeiro a 28 de maio de 2022, cobrindo 95% do território nacional. O volume é 31,4% superior no comparativo anual.

O setor agrícola representou 35,9% do volume total de fretes, com 1,33 milhão e aumento de 26,1% ante os cinco primeiros meses do ano passado, mostraram os dados.

(Por Nayara Figueiredo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário