Greve de caminhões na Argentina diminui; fluxo de grãos para portos aumenta

Publicado em 01/07/2022 09:12

Logotipo Reuters

Por Maximilian Heath

BUENOS AIRES (Reuters) - Uma greve de caminhoneiros argentinos continuou na quinta-feira (30), embora tenha diminuído em algumas áreas consideradas chave ao redor do principal polo de grãos de Rosário, ajudando a melhorar o fluxo para os portos, disse uma agência de transporte local e a bolsas de cereais.

O protesto contra os altos preços dos combustíveis, que começou na semana passada, ameaçou paralisar as exportações de grãos durante um importante período de safra. A Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja processado e o segundo maior de milho.

O número de caminhões que entram nos portos, no entanto, aumentou na quinta-feira, subindo cerca de 70% em relação ao dia anterior, para mais de 1.500, embora abaixo dos níveis médios normais, de acordo com a bolsa de Rosário, enquanto os manifestantes permitiam que mais cargas de grãos passassem.

"Os caminhões que tivemos ontem nos acostamentos foram movidos e a única área realmente com manifestantes é bem no sul da província", disse a agência de segurança rodoviária em Santa Fé, região onde fica Rosário.

Os portos interiores de Rosário são o ponto de partida de 80% das exportações agrícolas da Argentina. A maioria chega de caminhão.

O chefe da câmara de beneficiadores e exportadores de grãos CIARA-CEC, Gustavo Idígoras, disse que a situação ainda não está normalizada. Na quarta-feira, a câmara havia alertado que as exportações poderiam ser atingidas nos próximos dias se as coisas não voltassem ao normal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário