Volume de fretes do agronegócio do Brasil cresceu 33,2% no 1º semestre, diz Fretebras

Publicado em 27/09/2022 10:09

Logotipo Reuters

(Reuters) – O volume de fretes rodoviários do agronegócio brasileiro aumentou em 33,2% no primeiro semestre de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado, com impulso do transporte de fertilizantes, mostrou relatório divulgado nesta terça-feira pela Fretebras, plataforma online de transporte de cargas.

Os produtos com maiores aumentos nos volumes de frete no semestre, na comparação anual, foram trigo (+182,5%), açúcar (+75,4%) e milho (+64,7%). No caso dos cereais, houve impulso de forte exportações no período.

Mas os produtos mais transportados no setor entre janeiro e junho foram os fertilizantes, respondendo por 25,6%. A movimentação desses insumos teve um incremento de 17,4%, semestre a semestre, com importadores buscando garantir ofertas diante de preocupações com impactos da guerra na Ucrânia.

Apesar dos problemas de estiagem no Sul que afetaram a produção da soja no primeiro semestre, o frete do grão cresceu 29,3% na comparação anual, e sua participação no grupo de produtos agro foi de 13%, atrás apenas dos fertilizantes. As exportações da oleaginosa foram mais fortes nos primeiros dois meses do ano, com uma colheita mais antecipada.

O agronegócio representou 36% de todas as cargas publicadas na plataforma no primeiro semestre. O Rio Grande do Sul foi o Estado mais representativo, com 15,6% dos fretes, seguido por São Paulo (12,6%), Minas Gerais (11,9%) e Mato Grosso (11,5%).

O relatório foi desenvolvido com base na análise de 4,7 milhões de fretes publicados na Fretebras entre janeiro e junho, dos quais 1,7 milhão foram de produtos do agronegócio.

(Por Rafaella Barros)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário