Leilão de Porto de Santos em 2022 é improvável, diz fonte

Publicado em 30/09/2022 17:31 e atualizado em 30/09/2022 18:08

Logotipo Reuters

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) -A concessão do Porto de Santos, o maior da América Latina, ainda este ano é bem improvável, disse nesta sexta-feira uma fonte próxima às discussões sobre o certame.

Há um esforço grande dentro do Tribunal de Contas da União (TCU) para acelerar o processo de aprovação para a concessão, mas ainda há muitas dúvidas sobre o que o governo quer fazer.

"Porto de Santos é bem improvável; por conta do 'timing' e eles (governo) não sabem o que querem. Eles ainda não sabem se vão arrendar o terminal ST S10 ou colocar dentro do porto. Não se pode deixar vender o porto se isso está dentro ou fora porque isso vale 3 bilhões", adicionou a fonte.

O Ministério da Infraestrutura informou que mantém a previsão de realização do leilão do Porto de Santos para o quarto trimestre, "a partir do prognóstico de que há tempo hábil para a realização do certame".

Esta semana, o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio, afirmou que o governo federal trabalhava com a expectativa de realizar o leilão de concessão de 35 anos do porto na segunda quinzena de dezembro.

Documentos relativos à concessão do terminal foram encaminhados na semana passada ao TCU e Ministério da Infraestrutura e o tribunal estão mantendo conversas sobre o assunto.

"Como os projetos de desestatização e de concessão já estão em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), os processos dos terminais portuários STS10 e STS53 seguem tramitando concomitantemente, com previsão de envio à Corte de Contas em outubro", afirmou o Ministério da Infraestrutura.

As eleições são vistas pela fonte como outro obstáculo ao leilão em um tempo tão apertado. "Não acontece mais nada esse ano; acabou", acrescentou a fonte.

Procurado, o ministro do TCU Jorge Oliveira admitiu que considera exíguo o tempo para se tentar realizar o leilão do Porto de Santos ainda neste ano.

"Todo processo do Porto de Santos, tanto a concessão quanto a modelagem, é uma complexidade grande...precisa ser feito com muito zelo e cuidado", disse ele a jornalistas durante evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

"Temos um tempo exíguo, com um período eleitoral pela frente que nos impõe dificuldade", adicionou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário