Porto de Paranaguá prevê embarcar 6,6 mi t no último trimestre com impulso do milho

Publicado em 18/10/2022 17:56

Logotipo Reuters

(Reuters) – O Porto de Paranaguá, um dos principais exportadores de commodities agrícolas do Brasil, deve exportar 6,6 milhões de toneladas de soja, milho, farelo de soja e açúcar neste último trimestre, informou a administração da empresa pública Portos do Paraná nesta terça-feira.

Com isso, o embarque desses produtos entre outubro e dezembro deve crescer 53,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando essas exportações somaram 4.294.259 toneladas.

“A diferença está, principalmente, nos volumes esperados para os embarques de milho”, disse o diretor de operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, em nota.

A expectativa é que sejam embarcadas 2.609.000 toneladas de milho ante 124.604 toneladas no último trimestre de 2021, quando uma seca e geada reduziram a safra do país. Em 2022, a produção do cereal foi abundante e vem se refletindo em fortes embarques nacionais.

Também são esperados 1.865.000 toneladas de farelo de soja, 1.128.000 toneladas de soja (grão) e mais 1 milhão de toneladas de açúcar a granel, no último trimestre do ano.

O milho exportado pelo Porto de Paranaguá tem como principais destinos Irã, Egito e Japão. Já o farelo de soja é enviado principalmente para Holanda, Alemanha e Coreia do Sul, enquanto a soja vai majoritariamente para China, Coreia do Sul e Irã. E o açúcar é destinado em sua maioria para o Canadá, Argélia e Irã, segundo informações do porto.

 

(Por Rafaella Barros)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário