Porto de Paranaguá tem entrada bloqueada por manifestações; Santos e Rio Grande fluem normalmente

Publicado em 21/11/2022 12:22 e atualizado em 21/11/2022 14:27

Logotipo Notícias Agrícolas

As manifestações dos caminhoneiros se intensificaram durante o final de semana e já podem ser registradas em diversos pontos do país. A paralisação de centenas de motoristas de caminhão dão sequência aos protestos que começaram logo no dia 30 de outubro, quando brasileiros foram às ruas questionando a lisura do processo eleitoral e se intensificaram depois do relatório das Forças Armadas que não descartava fraude no processo, inclusive pedindo investigações urgentes. 

As interdições e bloqueios já interferem nas operações nos portos, em especial o de Paranguá. No Rio Grande do Sul, há também preocupações crescentes e um fluxo mais contido de negócios. 

PORTO DE PARANAGUÁ

No Paraná, a entrada e saída da cidade de Paranaguá estão bloqueada e, por isso, as operações no porto local - um dos mais importantes do Brasil -  não ocorrem normalmente. De acordo com o departamento de comunicação da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), o terminal embarca apenas aquilo que já tem de carga nos silos e/ou de caminhões que já estão nos pátios do porto de Paranaguá. 


"Acompanhamos tudo isso com muita preocupação. Ainda não é possível sentir com muita intensidade os problemas, mas caso isso vá levando mais tempo e os bloqueios se estendo por mais dias, os problemas serão mais sérios", afirma a APPA. "Os terminais que recebem os graneis por agendamentos já começam a parar de agendar esses recebimentos temendo os problemas mais graves a frente". 


PORTO DE RIO GRANDE

A entrada do Porto de Rio Grande está liberada, porém, as manifestações estão se intensificando no estado gaúcho, com algumas informações de coordenadores do movimento falando sobre a possibilidade de uma paralisação total do transporte a partir do dia 26 de novembro. O comunicado fala ainda que, em todos os dias, "ambulância, caminhões com remédios, insumos hospitalares, ônibus de turismo e passageiros passarão normalmente. Está será a greve mais organizada e todos os tempos, sem tirar o direito de ir e vir". 

Na semana passada, segundo a diretora da De Baco Corretora, Rita De Baco, os caminhões "desapareceram" nos fretes para o Paraná, com muita gente parando ou com medo de carregar por medo das paralisações. 

"Os negócios andam, mas poderiam andar mais. Muitos estão receosos sobre as paralisações, não temos essa certeza. Se parar, prejudica tudo e o mercado dá uma estagnada bem complicada. Precisamos carregar o trigo, a safra é muito grande no Rio Grande do Sul, há os pagamentos por vencer, alguns carregamentos estão mais lentos, e não foi tirado todo o produto", explica Rita. 

Assim, tudo é acompanhado muito de perto e com muita atenção. 

PORTO DE SANTOS

No porto de Santos, as operações estão normais. Não há bloqueios ou pontos de paralisação na região dos terminais e tudo flui normalmente, segundo a Autoridade do Porto de Santos. 

FOTOS E VÍDEOS DAS MANIFESTAÇÕES

As manifestações têm sido registradas em quase todo o Brasil e vão se intensificando na medida em que as respostas que são pedidas desde o último dia 30 de outubro não chegam. Abaixo, veja fotos e vídeos dos protestos em alguns pontos. 

MATO GROSSO

Dois caminhões foram incendiados perto de Sinop, em Mato Grosso, na BR-163. O estado é um dos que possui maior número de concentrações. 

Incêndio em caminhões no MT - Novembro 22

Incêndi o em caminhões no MT - Novembro 22

MATO GROSSO DO SUL

As imagens mostram as concentrações na região de Dourados, no Mato Grosso, do Sul, inclusiev em unidades recebedoras de grãos. Outras localidades como Laguba Carapã, Sidrolândia, Aral Moreira, Amambaí, entre outras, também estão com embarques suspensos. 

Manifestações em MS - Novembro 22 (2)

Manifestações em MS - Novembro 22 (3)

 

Manifestações em MS - Novembro 22 (1)

GOIÁS

Estrada bloqueada em Serranópolis/GO. Fotos e vídeos enviados diretamente ao Notícias Agrícolas. 

Estrada bloqueada em Serranópolis-GO - Novembro 22 (2)
Estrada bloqueada em Serranópolis-GO - Novembro 22 (2)
Estrada bloqueada em Serranópolis-GO - Novembro 22
Estrada bloqueada em Serranópolis-GO - Novembro 22

PARANÁ

O congestionamento na BR-277, sentido Paranaguá, está bastante intenso desde as primeiras horas da manhã. 

Congestionamento na entrada de Paranaguá - Novembro 22

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário