Tarcísio quer privatização do Porto de Santos; avalia modelo Eletrobras para Sabesp

Publicado em 02/01/2023 20:36 e atualizado em 03/01/2023 10:44

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) -O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta segunda-feira que defenderá a privatização do Porto de Santos apesar da oposição do governo federal.

"Vou insistir na privatização do Porto de Santos", disse Tarcísio a jornalistas após reunião com secretários no Palácio dos Bandeirantes.

Como ministro da Infraestrutura do governo do presidente Jair Bolsonaro, Tarcísio tinha a privatização do porto no litoral paulista, o maior da América Latina, como um de seus principais projetos.

O andamento do processo está parado no Tribunal de Contas de União (TCU), cujo aval é necessário para seguir adiante, já que trata-se de um ativo federal. Diferentemente do governo Bolsonaro, no entanto, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou posse na véspera, tem sinalizado ser contrário à privatização.

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse nesta segunda em Brasília que a autoridade portuária não será privatizada. "Não há problemas de privatizar os terminais, a gente gostaria que os terminais fossem privatizados, mas a autoridade portuária nós não vamos privatizar", afirmou.

Tarcísio disse que defenderá a privatização do porto por considerar o potencial de atração de investimentos, estimado em cerca de 20 bilhões de reais. "Mas vamos considerar um plano B", acrescentou, sem dar mais detalhes, caso não haja acordo com o governo federal.

O governador, que assumiu o cargo na véspera, reafirmou também a intenção de privatizar a companhia de saneamento básico do Estado, a Sabesp, e adiantou que considera bom o modelo feito com a Eletrobras, que foi privatizada no ano passado pelo governo federal por meio de uma oferta de ações que diluiu o controle da companhia em bolsa.

(Por Aluisio AlvesEdição de Pedro Fonseca)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário