Embarques de grãos do Mar Negro encolhem e Brasil se beneficia, diz executivo da Cargill

Publicado em 15/06/2023 11:12

Logotipo Reuters

Por Jonathan Saul

LONDRES (Reuters) - As exportações de grãos da América do Sul devem ofuscar os embarques do Mar Negro este ano, à medida que crescem as dúvidas sobre um acordo com a Ucrânia apoiado pela ONU e comerciantes internacionais reduzem atividades comerciais na Rússia, disse um alto executivo da Cargill.

O acordo de grãos do Mar Negro, que permite a passagem segura de grãos por três portos ucranianos, foi prorrogado em 17 de maio por dois meses -- um tempo menor do que o esperado.

"O corredor definitivamente não está funcionando como no início", disse Jan Dieleman, presidente do negócio de transporte marítimo da Cargill, à Reuters.

"Ele está mais focado nos menores (navios) agora... Acho que com algumas safras bastante grandes no Brasil, você também pode ver parte da demanda sendo transferida do Mar Negro para o Brasil em algum momento, no milho, por exemplo."

A produção recorde de milho e soja no Brasil na atual temporada 2022/23 levou a uma forte demanda por navios na América do Sul.

Dieleman disse que se o acordo do corredor de grãos do Mar Negro terminasse, o impacto no preço seria menor "simplesmente porque já é um programa menor (de exportação)".

"O mercado de grãos não é o mesmo de um ano atrás."

Dieleman acrescentou que a área do Mar Negro "ainda é uma zona de guerra, os navios estão sendo atacados e não é um negócio normal".

Nesta semana, o presidente Vladimir Putin disse que a Rússia estava considerando se retirar do acordo, que também foi intermediado pela Turquia, porque o Ocidente teria enganado Moscou ao não cumprir as promessas de levar produtos agrícolas russos aos mercados mundiais.

Em março, a Cargill disse que não iria mais lidar com as exportações russas de grãos a partir de julho, embora a unidade de navegação tenha dito que continuará transportando grãos dos portos do país.

Outros tradings importantes, incluindo Louis Dreyfus e Viterra, também se juntaram ao êxodo de exportação de grãos da Rússia nos últimos meses.

"Tornou-se mais complicado para nós", disse Dieleman. "Nossa atividade é claramente menor."

A Cargill é um dos maiores afretadores de navios graneleiros do mundo.

(Reportagem de Jonathan Saul)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário