Rússia atinge porto ucraniano e instalações de grãos em ataques aéreos

Publicado em 26/09/2023 08:44 e atualizado em 26/09/2023 09:36

Logotipo Reuters

KIEV (Reuters) - A Rússia atingiu a infraestrutura portuária ucraniana e instalações de armazenamento de grãos em um ataque de drones durante a noite no distrito exportador de grãos de Izmail, disseram autoridades ucranianas nesta terça-feira.

Oleh Kiper, governador da região sul de Odesa, que inclui os portos de Izmail e Reni, no rio Danúbio, disse que o prédio de um posto de controle de fronteira, as instalações de armazenamento e mais de 30 caminhões e carros foram danificados, e que duas pessoas ficaram feridas.

Os militares ucranianos disseram que as operações em um posto de controle internacional haviam sido suspensas e que os veículos estavam sendo temporariamente redirecionados. Mais tarde, o serviço de fronteira da Ucrânia identificou o ponto de passagem como Orlivka, na fronteira com a Romênia.

O ataque de duas horas foi o mais recente mirando instalações portuárias e de grãos ucranianas desde julho, quando a Rússia desistiu de um acordo de grãos que havia garantido a segurança dos embarques ucranianos através do Mar Negro para ajudar a combater uma crise global de alimentos.

A Ucrânia, um importante produtor e exportador global de grãos, aumentou as exportações pelo Danúbio desde então.

"O inimigo teve como alvo a infraestrutura portuária e de fronteira do Danúbio", disse o gabinete do promotor geral, publicando fotos de silos de grãos destruídos e caminhões em chamas. "Dois motoristas de caminhão ficaram feridos como resultado do ataque. Celeiros, prédios administrativos e veículos de carga foram danificados."

Os militares disseram que 26 dos 38 drones de ataque de fabricação iraniana lançados pela Rússia contra a Ucrânia durante a noite foram abatidos.

OUTRAS REGIÕES ATACADAS

O governo disse que, além da região de Odesa, as regiões de Mykolaiv, Kherson e Kirovohrad também foram atacadas.

Um ataque de míssil russo também danificou uma empresa local na cidade de Kryvyi Rih, no sul do país, segundo o prefeito, e o governador da região central de Cherkasy disse que uma instalação de infraestrutura não especificada havia sido atingida.

Não houve relatos de mortes nos ataques, o mais recente de muitos realizados pela Rússia desde que começou sua invasão em grande escala da Ucrânia, há 19 meses.

Kiev revidou com um número crescente de ataques dentro da Rússia e na Crimeia ocupada pelos russos, e montou uma contraofensiva que, segundo ela, está gradualmente obtendo ganhos em áreas ocupadas pela Rússia no sul e no leste da Ucrânia.

O governador da região russa de Kursk disse que a energia foi cortada para cerca de sete assentamentos em sua região no último ataque relatado. O Ministério da Defesa da Rússia disse que um drone foi destruído sobre a região de Kursk.

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente os relatos de nenhum dos lados.

(Reportagem de Anna Pruchnicka e Lidia Kelly em Melbourne)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário