Com 5,8 milhões de toneladas movimentadas, Portos do Paraná registram melhor setembro da história

Publicado em 10/10/2023 08:17
Balanço trouxe 5.894.571 toneladas movimentadas em 30 dias batendo recordes anteriores e ainda projeta que 2023 vai superar ano passado como o melhor de todos os tempos em Paranaguá e Antonina

A Portos do Paraná fechou o balanço mensal e os números mostram que setembro de 2023 foi o melhor da história com 5.894.571 toneladas superando em 12% a marca anterior em 2020 e em 23% em relação ao mesmo período do ano passado. Os cálculos também apresentam uma alta de 7,53% nos nove primeiros meses da temporada com 47.998.108 toneladas movimentadas em Paranaguá e Antonina. A forte demanda do mercado e a confiança na estrutura portuária paranaense têm impulsionado os resultados favoráveis.

“Setembro foi um mês de extrema produção e eficiência aqui no Porto, apesar de termos acumulados quase dez dias de chuvas no mês, nós produzimos quase seis milhões de toneladas, que é um aumento de mais de 23% comparado ao mesmo período do ano passado no mês de setembro e 12% acima do melhor setembro da nossa história, ou seja, nós fizemos o melhor setembro da nossa história”, comemora o Diretor de Operações Portuárias, Gabriel Vieira.

De acordo com ele, além do melhor mês de setembro na história, o período dos noves primeiros meses do ano também foi histórico. “No acumulado do ano, estamos totalizando quase 48 milhões de toneladas com um crescimento acumulado comparado com o ano passado de 7,53%. É um crescimento de 3,3 milhões de toneladas comparado com o mesmo período do ano passado que foi o melhor ano da nossa história”, destaca o dirigente.

Foram destaques nos 30 dias de setembro o granel sólido exportação com 2,7 milhões de toneladas e uma retomada das descargas de fertilizantes com 80% a mais do que o mesmo período do ano passado apesar de que no acumulado do ano ainda há uma queda de 11% em relação a 2022. Quem também se destacou foi a soja com 33% a mais no acumulado de janeiro a setembro em relação ao ano passado.

“Outros produtos que se destacaram foi o farelo de soja com crescimento de 12%. É uma carga flat, mas teve uma produtividade muito significativa este ano e também o açúcar a granel que tivemos um crescimento de 29% comparado ao ano passado e no acumulado dos nove meses estamos movimentando 3,5 milhões do produto”, aponta Gabriel.

Para o Diretor de Operações Portuárias, é importante ressaltar que apesar das chuvas, que param boa parte dos embarques e desembarques em Paranaguá e Antonina, as metas estão sendo alcançadas. “Neste período, a gente equaliza o período de chuva do ano passado, mas com uma movimentação de 7,5% acima, que era a projeção que a gente vinha fazendo da nossa produtividade. A nossa perspectiva é de alcançar as 60 milhões de toneladas este ano podendo inclusive superar essa meta”, avalia.

Tudo isso, de acordo com Gabriel, mostra a credibilidade que a Portos do Paraná tem no mercado. “É um reflexo da demanda do mercado, mas é importante demonstrar que estamos preparados para atender. A eficiência dos nossos equipamentos, do nosso planejamento, execução e controle tanto pela Autoridade Portuária quanto pelo engajamento dos terminais, operadores, agências e praticagem, que deu um suporte muito grande na revisão de alguns processos e, com isso, conseguimos reduzir muito os tempos de improdutividade, passamos a ter menos tempo de berço ocioso e mais tempo de berço produtivo”, finaliza o dirigente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Portos do Paraná

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário