Berço do porto de Paranaguá voltará a operar em 4/11, diz agência Cargonave

Publicado em 31/10/2023 10:46 e atualizado em 31/10/2023 12:48

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A agência marítima Cargonave afirmou nesta terça-feira que o berço 201, no corredor oeste do porto de Paranaguá (PR), retomará as operações possivelmente no sábado, de acordo com uma nota aos clientes com base em informações locais.

Já a autoridade portuária disse, em nota, que o sistema de embarque automatizado no berço, via correia transportadora, "deve ser normalizado nos próximos dias".

Paranaguá é o segundo maior porto do Brasil e um dos principais centros de exportação de grãos e açúcar, bem como de importação de fertilizantes.

O berço 201 de Paranaguá foi afetado por um incêndio em uma correia transportadora no fim de semana, em momento em que os portos brasileiros estão congestionados com exportações de safras recordes de soja, milho e açúcar.

Desde o incidente, a Cargill redirecionou três navios para o corredor leste do porto, disse a Cargonave na nota.

Em um comunicado, a empresa disse que sua carga armazenada naquele terminal terceirizado "não foi fortemente impactada, pois o embarque que estava em curso no momento da ocorrência pôde ser finalizado com segurança".

A Cargill não fez outros comentários.

Em um comunicado nesta terça-feira, a autoridade portuária disse que o berço 201 "está operando na modalidade de embarque e descarga diretos", ou seja, "utilizando os guindastes de bordo do navio" --nesta modalidade, não se utiliza as correias e shiploaders para movimentação de granéis sólidos (fertilizantes, cereais e carga geral)".

A autoridade portuária afirmou também que apenas dois navios que estavam programados para o berço 201 foram realocados para outro berço no Porto de Paranaguá.

"Os outros oito navios seguem para movimentação no berço 201 via terminal Bunge. Os terminais que atuam no berço 201 são da CAP e da Bunge", sinalizou a autoridade portuária.

(Reportagem de Ana Mano e Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário