Vibra realiza 1ª operação de entrega de combustível a um posto com um caminhão tanque movido a energia elétrica

Publicado em 03/11/2023 13:23

A Vibra e a Transportadora Pioneiro realizaram a primeira operação de entrega de combustível para postos com um caminhão tanque movido a energia elétrica. O produto foi fornecido para um revendedor da rede de Postos Petrobras, em Manaus. Esse caminhão elétrico deixará de emitir mensalmente cerca de 3,2 toneladas de CO2 (dióxido de carbono), em comparação a um modelo movido exclusivamente a diesel.

A parceria tem o objetivo de potencializar a descarbonização das atividades de distribuição da Vibra e também de seus clientes e parceiros, ajudando a promover o desenvolvimento da Região Amazônica, reduzindo assim a pegada de carbono das empresas.

Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de Operações, Logística e Sourcing da Vibra, enfatiza: "Esta é mais uma prova da capacidade da Vibra e de seus parceiros de garantir segurança e qualidade em seus serviços e produtos em todo o território nacional, ao mesmo tempo que buscamos operar de forma cada vez mais eficiente e sustentável. Este é o nosso segundo veículo movido a energia elétrica, sendo que o primeiro também está operando em Manaus, dentro do aeroporto da cidade, abastecendo as companhias aéreas clientes da Vibra."

Enquanto a indústria se move em direção a um amanhã mais verde, a Vibra já lidera o caminho, testando e incluindo em suas operações frotas que utilizam outras energias, como o gás natural, o diesel renovável e baterias recarregáveis. Este caminhão se junta aos quase 4.000 caminhões de transportadoras parceiras que realizam toda a logística de distribuição de combustíveis da Vibra.

Modernas tecnologias monitoram esses veículos diariamente, gerenciados em tempo real pela Torre de Controle, uma central de integração e inteligência que garante segurança, eficiência e redução de custos em todas as viagens realizadas diariamente, as quais seriam suficientes para circundar a Terra 27 vezes.

DEZtaque Itinerante: um evento de segurança e valorização dos motoristas

Além da descarbonização de suas operações e de seus clientes e da busca por eficiência, a segurança do nosso transporte é outro tema fundamental. Nesse sentido, dentre as diversas iniciativas da Vibra, o projeto Motorista Deztaque, que está completando 12 anos, desempenha papel fundamental na promoção da segurança, fornecendo treinamentos, palestras e materiais educativos para motoristas e operadores.

O projeto conta com vários eventos itinerantes ao longo do ano e, aproveitando o lançamento do caminhão elétrico para atendimento aos clientes da Região Amazônica, realizamos o Deztaque Itinerante em nossa base de distribuição de combustíveis de Manaus, com a participação dos nossos operadores, motoristas, transportadores e diversas empresas parceiras. Durante o encontro, foram oferecidas palestras, apresentações e serviços para motoristas e operadores envolvidos no transporte de combustíveis.

Ao longo dos anos do projeto, as boas práticas implementadas pelo programa resultaram em uma notável redução de 87,5% nos índices de acidentes no trânsito e uma impressionante queda de 99,9% nas ocorrências de vazamentos. Esses números reforçam o comprometimento da Vibra com os princípios ESG, reduzindo impacto nas comunidades e no meio ambiente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Vibra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário