Chineses patrulham Mar do Sul da China em meio a tensões contínuas
![]()
PEQUIM (Reuters) - O Exército da China irá conduzir patrulhas de rotina com forças navais e aéreas no Mar do Sul da China entre esta quarta-feira e a quinta-feira, afirmou o Comando Sul do Exército, em um momento em que as tensões se intensificam na região diante da disputa de territórios.
O Comando Sul do Exército afirmou que as tropas na região estarão em alto alerta o tempo inteiro e defenderão a soberania nacional, a segurança e os direitos marítimos.
As patrulhas também tentarão dissuadir atividades que perturbem o Mar do Sul da China e criem “pontos críticos”, disse o Exército em sua conta no WeChat.
As manobras ocorrerão enquanto a China encara tensões maiores na região, especialmente com as Filipinas. Os dois países trocaram várias acusações recentemente por confrontos marítimos relevantes.
As Filipinas e os Estados Unidos começaram uma patrulha conjunta de dois dias no Mar do Sul da China nesta quarta-feira, o que provavelmente irritou a China.
Semana passada, as Filipinas disseram que não estavam provocando um conflito no Mar do Sul da China, em resposta à acusação chinesa de que Manila estava invadindo território de Pequim.
(Reportagem Redação de Pequim)
0 comentário
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize
Portos do Sudeste batem recorde e atingem 186,7 milhões de toneladas no 3º Trimestre
Ferrovias da VLI batem recorde para outubro nas movimentações de grãos e farelos
Rumo vê preços de frete em 2026 em patamar próximo do 2º semestre de 2025