Portos amazônicos exportaram mais de 51 milhões de toneladas de grãos em 2023
Mais de 51 milhões de toneladas de grãos foram exportados pelos portos da Amazônia em 2023. Os dados são da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport) e indicam um crescimento aproximado de 22% em relação às 41,5 milhões de toneladas movimentadas pelo Arco Amazônico em 2022.
Flávio Acatauassú, presidente da Amport, relata que o crescimento dos números representa o alcance da meta estimada pela entidade: “Apesar da crise climática enfrentada pelo Brasil no último ano e da super seca, alcançamos, em operações de longo curso, 37% do total de granéis agrícolas exportados nos portos brasileiros. Isso supera o ano de 2022, quando a região respondeu por 34%”.
A Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport) reúne 13 empresas de granéis vegetais, minerais e líquidos, que operam na região amazônica, contribuindo para o fortalecimento da cadeia logística e infraestrutura do Arco Norte.
0 comentário
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística
Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize