Ataques no Mar Vermelho levam BHP a desviar alguns navios pela costa africana
![]()
(Reuters) - A mineradora australiana BHP Group disse nesta quinta-feira que as perturbações no Mar Vermelho estão forçando alguns dos seus prestadores de serviços de transporte de mercadorias a optar por rotas alternativas, como o Cabo da Boa Esperança, na África, enquanto outros ainda preferem o Mar Vermelho com controles adicionais.
"O Mar Vermelho é uma das principais rotas marítimas do mundo, no entanto, a maioria dos embarques da BHP não passa por esta rota", e não houve grandes interrupções nos negócios até agora, disse a maior mineradora listada do mundo em um comunicado.
A mudança segue relatos de empresas como as petroleiras BP e Shell que interromperam o trânsito pelo Mar Vermelho, uma vez que os ataques a navios comerciais por parte dos houthis alinhados com o Irã impediram o comércio entre a Europa e a Ásia.
Algumas companhias de navegação instruíram os navios a redirecionar os navios através do Cabo da Boa Esperança para chegar ao Ocidente, uma rota mais lenta e, portanto, mais cara.
O Wall Street Journal informou anteriormente que a BHP está desviando quase todas as suas remessas da Ásia para a Europa, longe do Mar Vermelho.
A BHP gerou receitas de 1,96 bilhão de dólares na Europa em 2023, cerca de 3,6% da sua receita total de 53,82 bilhões de dólares.
(Reportagem de Clara Denina, Chandni Shah, Sameer Manekar e Swati Verma)
0 comentário
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize
Portos do Sudeste batem recorde e atingem 186,7 milhões de toneladas no 3º Trimestre
Ferrovias da VLI batem recorde para outubro nas movimentações de grãos e farelos
Rumo vê preços de frete em 2026 em patamar próximo do 2º semestre de 2025