Mais navios graneleiros são desviados do Mar Vermelho devido a ataques

Publicado em 02/02/2024 10:44

Logotipo Reuters

HAMBURGO (Reuters) - Mais navios que transportavam grãos foram desviados do Canal de Suez para rotas ao redor do Cabo da Boa Esperança nesta semana, já que os ataques à navegação no Mar Vermelho continuaram, disseram analistas na sexta-feira.

Cerca de 7 milhões de toneladas métricas por mês de cargas de grãos normalmente transitam pelo Canal de Suez para o Mar Vermelho, mas esse número caiu significativamente, já que os militantes Houthi apoiados pelo Irã continuaram a atacar a navegação, apesar dos ataques aéreos liderados pelos EUA contra as posições Houthi no Iêmen.

"Calculamos que outros 12 navios foram desviados do Mar Vermelho esta semana, transportando um total de cerca de 700.000 toneladas métricas de grãos", disse Ishan Bhanu, principal analista de commodities agrícolas do provedor de dados e analista Kpler.

"Um total de cerca de 4,5 a 4,6 milhões de toneladas de carga de grãos evitou o Mar Vermelho desde dezembro. Também vimos mais trigo sendo transportado da França e do Mar Negro para a Ásia, desviando-se do Mar Vermelho."

No entanto, muitos graneleiros ainda estão transportando grãos pela região.

"Muitos navios originários do Mar Negro ainda estão fazendo a rota do Mar Vermelho", disse Bhanu. "O desvio é mais caro para essas embarcações em comparação com as que partem da Europa ou dos Estados Unidos."

Os comerciantes de commodities disseram que ficou mais difícil, mas não impossível, reservar navios para viagens pelo Mar Vermelho.

(Reportagem de Michael Hogan)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário