TCU aprova por unanimidade relicitação da Rota Sertaneja e Rota do Zebu
Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) acompanharam o voto do relator, o ministro Walton Alencar Rodrigues, e aprovaram de forma unânime a relicitação de concessão ao setor privado da BR-153/262/GO/MG, conhecida como Rota Sertaneja; e da BR-262/MG, chamada também de Rota do Zebu.
Atualmente, esses dois trechos são administrados pela concessionária Concebra, controlada pela Triunfo. A aprovação da relicitação pelo TCU confirma a extinção dos contratos em curso de forma amigável e, com isso, a ANTT pode começar novos processos para a publicação dos editais de concessão dos dois trechos.
A secretária nacional de Transportes Rodoviários, Viviane Esse, explica que a partir de agora a área técnica tem um período de avaliação do processo até a promulgação do edital. E também enalteceu o trabalho realizado pelos ministros do TCU. “As aprovações do TCU são sempre relevantes para que possamos manter o cronograma de concessões".
ESTRATÉGICAS — O trecho da Rota Sertaneja a ser concedido tem extensão de 530,6 km. Faz ligação entre Goiânia (GO), Uberaba (MG) e a cidade de Fronteira (MG). Na localidade, existe predominância de atividades de serviço e agricultura, bem como de outras atividades econômicas, como: indústria extrativista e de transformação, eletricidade e gás, além de comércio e reparação de veículos.
A Rota Sertaneja tem um papel fundamental dentro da rede rodoviária nacional, por ser parte do principal eixo que liga a região Centro-Oeste ao Sudeste do país.
Na Rota Zebu, serão transferidos à iniciativa privada 438,9 km de pistas, entre Uberaba (MG) e Betim (MG). Localizada no triângulo mineiro, Uberaba foi pioneira na raça de bois Zebu e abriga três distritos industriais.
ROTA SERTANEJA — Dos R$ 9,39 bilhões previstos a serem aplicados na rodovia de 530,6 km de extensão, são R$ 5,33 bilhões para investimentos, incluindo novas obras, e R$ 4,06 bilhões para serviços operacionais. A maior parte das melhorias visam ampliar a capacidade e aumentar a segurança da via, além da criação de cinco passagens de fauna. Confira outros destaques:
• 43,3 quilômetros de duplicações,
• 31,8 quilômetros de faixas adicionais,
• 4,9 quilômetros de vias marginais,
• 46 dispositivos e interseções novos e remodelados
• 6 passarelas de pedestres novas e remodeladas
• 5 passagens de fauna
• 1 ponto de parada e descanso
ROTA ZEBU — Dos R$ 7,93 bilhões previstos a serem aplicados na rodovia de 438,9 km de extensão, são R$ 4,29 bilhões para investimentos, incluindo novas obras, e R$ 3,64 bilhões para serviços operacionais. Confira os destaques:
• 44 quilômetros de duplicações,
• 168,1 quilômetros de faixas adicionais,
• 4,4 quilômetros de vias marginais,
• 40 dispositivos e interseções novos e remodelados
• 17 passarelas de pedestres novas e remodeladas
• 3 passagens de fauna
• 1 ponto de parada e descanso
0 comentário
BNDES aprova R$ 2 bi para Rumo construir 162 km de ferrovia em Mato Grosso
BNDES aprova R$2 bi para ferrovia da Rumo em Mato Grosso
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movimentaram 7,7 milhões de toneladas em outubro
Governo lança linha de crédito de R$6 bi para renovar frota de caminhões no país
Ministério de Portos diz que acatará recomendação do TCU para leilão restritivo em Santos
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística