Importação cresce 14% nos portos paranaenses em 2024
Os primeiros cinco meses deste ano registraram um aumento de movimentação de cargas para importação nos portos paranaenses. Houve um crescimento de 14% em relação a 2023, passando de 9.074.119 toneladas para 10.335.801 toneladas movimentadas este ano.
“O crescimento na importação mostra que temos estrutura e logística eficientes para operar estas cargas e atender a demanda de mercado” pontuou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Entre as commodities que mais cresceram no período está o trigo, um dos principais cereais utilizados na alimentação humana e animal. Com aumento de 28% na movimentação, a commodity passou de 134.607 toneladas no ano passado para 171.849 toneladas este ano. O principal responsável por este crescimento foi a baixa qualidade do produto colhido no País na última safra.
“Este ano o Brasil está importando mais trigo, mas está exportando bastante também. O trigo de baixa qualidade, que não se usa aqui, vira ração em outros países. Um movimento incomum o Brasil exportar trigo, uma vez que não somos autossuficientes na produção do cereal. O que ocorre é que estamos aumentando a produção, mas ainda não conseguimos garantir a qualidade do produto”, reforçou o conselheiro administrativo da Portos do Paraná, Giovani Ferreira.
Outra carga que apresentou aumento de movimentação foi o malte, produzido através da cevada, que é extrema relevância para a indústria cervejeira nacional. A importação do produto passou de 215.906 toneladas no ano passado para 227.357 toneladas movimentadas este ano (5%).
Os contêineres também cresceram em movimentação, passando de 231.269 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner), para 320.054 TEUs (38%). Os eletroeletrônicos, químicos e automotivos foram as cargas responsáveis por este aumento na importação dos contêineres.
“As estratégias logísticas permitem uma maior movimentação de cargas e agilidade na atracação e desatracação dos navios, mantendo a eficiência e aumentando a produtividade”, pontuou o diretor de Operações, Gabriel Vieira.
Fertilizantes
Os fertilizantes apresentaram estabilidade na movimentação do período, sendo 3.924.545 toneladas, em 2023, para 3.903.832 toneladas este ano (-1%). O Paraná segue sendo a principal porta de entrada da commodity no Brasil. Atualmente, a capacidade estática de armazenagem passa de 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes.
0 comentário
Greve dos portuários: justiça do trabalho defere liminar para que os sindicatos mantenham metade dos trabalhadores atuando
MSC faz acordo para comprar controle da Wilson Sons por R$4,35 bilhões
Greve dos Portuários prevista para 22 de outubro deve ter impactos diferentes entre setores do agro
Porto de Santos bate novo recorde na movimentação de contêineres
Seca do rio Paraguai alimenta tensões hídricas entre pescadores e agricultores
RS: Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, retomará operações de voo na segunda-feira (21)