Rumo atualiza projeção de investimento em 1ª fase de ferrovia do Mato Grosso
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A Rumo atualizou nesta segunda-feira projeção de investimento em 1ª fase da Ferrovia do Mato Grosso (FMT) para entre 3,8 bilhões e 4,3 bilhões de reais, segundo fato relevante publicado ao mercado.
A projeção, que vale entre julho e dezembro de 2026, considera inclusão de 500 milhões de reais para construção de novo terminal que não estava incluído na estimativa anterior, exclusão de desembolsos realizados até junho e atualização de premissas de construção e econômicas, informou a companhia.
A estimativa anterior, publicada em novembro de 2022, previa investimento na primeira fase do projeto de entre 4 bilhões e 4,5 bilhões de reais.
O terminal de transbordo dessa primeira etapa da FMT será localizado na BR-070, próximo à MT-130, com o objetivo de otimizar a movimentação de carga por meio da malha rodoviária existente e das melhorias de infraestrutura em curso na região, afirmou a Rumo.
O novo terminal iniciará operação em 2026, com 10 milhões de toneladas de capacidade anual, tendo a opcionalidade de acrescentar novos módulos futuramente, segundo a companhia.
A distância ferroviária entre o novo terminal e o Terminal de Rondonopólis será de aproximadamente 160 quilômetros.
"O retorno estimado para o investimento permanece atrativo e em linha com o esperado pela Rumo para esse projeto", afirmou a empresa.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
0 comentário
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize
Portos do Sudeste batem recorde e atingem 186,7 milhões de toneladas no 3º Trimestre
Ferrovias da VLI batem recorde para outubro nas movimentações de grãos e farelos
Rumo vê preços de frete em 2026 em patamar próximo do 2º semestre de 2025