VLI registra alta de 18% na movimentação semestral de cargas no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Sergipe

Publicado em 22/07/2025 14:36
Terminal teve crescimento expressivo de movimentação de insumos como coque de petróleo, trigo e cimento, além de incremento na importação de fertilizantes

Localizado em Barra dos Coqueiros (SE), o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), operado pela VLI, encerrou os seis primeiros meses de 2025 com resultados operacionais consistentes. Entre janeiro e junho, o terminal registrou o crescimento de 18% no volume de cargas movimentadas em relação ao mesmo período do ano passado. Entre elas, destaque para as importações de coque de petróleo, com alta de 97%, refletindo o aquecimento da produção de cimento do Sergipe; trigo, cuja movimentação cresceu 2.6 vezes em relação ao mesmo período de 2024, devido ao início ou retomada de operação de moinhos no Estado; e cimento, para abastecimento de unidades industriais na região Norte, com incremento de 42%. Já a importação de fertilizantes registrou alta de 6%, direcionada ao abastecimento do agronegócio do Sergipe.

As marcas refletem a crescente importância estratégica do terminal para o escoamento da produção nacional de diversas matrizes de carga: grãos (soja, milho e farelo de soja), insumos da construção civil, fertilizantes e mineração a partir do Nordeste brasileiro. Não obstante, o site ainda promove apoio a operações logística de passageiros e suprimentos para a Petrobrás, dando suporte às embarcações que operam no offshore na Bacia Sergipe-Alagoas, garantindo serviços portuários para sustentar operações e manutenções necessárias às plataformas de petróleo próximas à costa sergipana.

"Os resultados operacionais consistentes que registramos comprovam que o TMIB vem se consolidando, cada vez mais, como uma alternativa eficiente para que as riquezas da região Nordeste alcancem o mercado global de maneira competitiva, assim como para o abastecimento de cadeias produtivas nacionais. Neste sentido, trabalhamos em parceria com todo o ecossistema portuário para aumentar nossa representatividade nacional e oferecer um serviço de qualidade, contribuindo para a economia da região”, afirma Aroldo Cecílio, gerente geral comercial da VLI. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
VLI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário