Brasil tem condições de ser o principal centro mundial de inovação em agricultura de precisão

Publicado em 02/10/2018 17:18
Avaliação foi feita por palestrante que participa do ConBAP 2018 que está sendo promovido, em Curitiba, pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsbraAP).

Por ser um dos maiores produtores agrícolas do mundo, o Brasil tem hoje a grande oportunidade de se tornar o principal centro de excelência em inovação tecnológica de ferramentas voltadas para a Agricultura de Precisão. A constatação foi feita por Tsen Chung Kang, professor da Fatec Pompéia, no interior paulista, durante palestra proferida no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP 2018), que está sendo promovido nesta semana, em Curitiba, pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsbraAP).

“Hoje não existe na agricultura mundial aquilo que tem sido denominado de Ecossistema de Inovação e o Brasil pode forjar esse centro de excelência em Agtech & Newfood”, comentou o palestrante que participoi do Painel BigData Agro – como lidar com isso? A seu ver, uma boa base para iniciar esse verdadeiro cluster de inovação em tecnologia agrícola são as cerca de 380 startups recentemente criadas no Brasil. Outro participante do painel, Marcio Duarte, diretor de Tecnologias da InCeres, concorda com o professor Tsen, mas salienta que o maior desafio para estimular e disseminar tecnologia de ponta no agro está na falta de material humano.

No entender de Duarte, estimular a Agricultura de Precisão demanda convencer jovens talentos na área de TI a ver na agricultura uma opção interessante de carreira. “Eu costumo usar meu próprio exemplo para reforçar a necessidade de atrair jovens para o campo. Eu vivia no Rio de Janeiro e me considerava expert no desenvolvimento de software até descobrir que todo meu conhecimento, que considerava de ponta, pouco valia para aplicação prática no campo. Recebi um convite da InCeres e hoje não troco isso por nada. Creio que tal mensagem temos de passar para todos os jovens”, aconselhou.

Rafael Vieira de Sousa, professor da USP de Pirassununga-SP, acrescenta que fomentar o desenvolvimento tecnológico e da Agricultura de Precisão também passa por uma reavaliação na sistemática de ensino das escolas. “A academia brasileira nessa área de engenharia tem formado alunos da mesma maneira como era feita há 30 anos e isso não tem funcionado, pois está desconectado das necessidades reais da sociedade. A universidade tem de desenvolver capital humano voltado para a resolução de problemas práticos”, conclui.

O ConBAP 2018, que reúne um público de 700 participantes, prosseguirá nesta quarta-feira (3-10) com diversos painéis e debates sobre o futuro e os desafios da Agricultura de Precisão no Brasil. Haverá inclusive, nesta quarta, uma conferência especial a ser proferida pelo pesquisador do USDA, Kenneth A. Sudduth (Ken), que foi presidente da International Society of Precision Agriculture no período 2014-2016. Ele abordará o temaData-driven Advances in Agriculture.

Além dos debates, o ConBAP 2018 ainda reúne, numa área de exposição montada na entrada dos auditórios, cerca de 40 empresas que mostram produtos e serviços voltados para as atividades de Agricultura de Precisão.

Confira a programação do evento

Brasil tem condições de ser o principal centro mundial de inovação em agricultura de precisão

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AsbraAP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário