Laboratórios da Embrapa Milho e Sorgo também realizarão testes para identificação da Covid-19

Publicado em 31/03/2020 14:34

Os centros de pesquisa da Embrapa estão colocando à disposição do governo federal sua estrutura instalada de equipamentos, produtos e pessoal para ajudar na realização de testes laboratoriais para identificação da Covid-19. Os testes estão baseados no uso do equipamento RT-PCR, comumente empregado em estudos de biologia molecular.

A contribuição atende demanda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que está atuando em parceria com o Ministério da Saúde. A ministra Tereza Cristina solicitou à Embrapa o levantamento dos laboratórios capazes de conduzir testes com a técnica RT-PCR e terem seu uso rotineiro redirecionado para identificar a eventual presença do coronavírus em amostras biológicas. 

Os laboratórios da Embrapa poderão ser utilizados na etapa de amplificação e detecção do material genético (RNA fita simples) do coronavírus nas amostras recebidas. Os testes serão supervisionados pelo Ministério da Saúde em conjunto com instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Adolfo Lutz. 

A capacidade instalada na Embrapa indica a possibilidade de uso de 47 laboratórios em todo o País. As estruturas geralmente são usadas para tarefas como detecção de genes de interesse agronômico em plantas, animais e microrganismos e podem ter seu uso adaptado para a necessidade prevista pelo Ministério da Saúde. Com base na infraestrutura disponível a Embrapa pode, potencialmente, contribuir com quase 43 mil análises por dia.  

A Empresa já vem colaborando com a Fiocruz para a realização de testes de detecção de Chikungunya, dengue e zica vírus, com o emprego da mesma tecnologia, visando aliviar as demandas do sistema de saúde.

Embrapa Milho e Sorgo está preparada

A Embrapa Milho e Sorgo, localizada em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, por meio das suas equipes gerencial, técnica e de comunicação, está preparada com sua estrutura instalada de laboratórios, equipamentos, produtos e pessoal para ajudar na realização de testes laboratoriais para identificação da Covid-19. “Estamos aguardando orientações das autoridades sanitárias, especialmente coordenadas pelo Ministério da Saúde, a respeito da rede de coleta e preparo das amostras que serão analisadas. A Embrapa Milho e Sorgo está preparada para a logística e a gestão desses testes”, explica o chefe-geral Frederico Ozanan Machado Durães. Após designação dos laboratórios pelo Ministério da Saúde, as amostras seriam enviadas para a realização de análises de detecção no equipamento RT-PCR.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário