Governo anuncia parceria com IICA e Nobel de economia para levar solução digital ao campo

Publicado em 18/08/2020 11:18

LOGO estadao

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, vai anunciar na manhã desta terça-feira (18) uma parceria com Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e com o Prêmio Nobel de Economia 2019, Michel Kremer, para levar extensão rural por celulares para produtores rurais do Nordeste, principalmente criadores de ovinos e de caprinos, além de produtores de milho e feijão.

Conforme o instituto, é o primeiro resultado da parceria que o IICA fez com o Nobel, em junho, para trazer o método que ele aplica na África e na Ásia para a América Latina. O Brasil será o primeiro país a implementar o sistema, começando pelo Nordeste.

Em um prazo de dois anos, a parceria vai garantir o fornecimento de assistência técnica e extensão rural a cerca de 200 mil pequenos agricultores do Nordeste (100 mil no primeiro ano) por meio de mensagens de telefonia fixa e celular, inclusive utilizando a tecnologia 2G disponível em áreas remotas. Serão levadas orientações técnicas sobre pragas, colheitas, boas práticas e saúde animal a partir de uma plataforma já testada e capaz de transmitir informação por meio de SMS. “Tendo o sucesso esperado para esse programa, queremos chegar a mais de 1 milhão de agricultores atendidos na região”, disse no comunicado a ministra Tereza Cristina.

Kremer é um dos fundadores da Agricultura de Precisão para o Desenvolvimento (PAD, na sigla em inglês), organização não governamental que levou serviços digitais e assistência técnica e extensão rural para mais de 3,5 milhões de agricultores familiares em oito países na Ásia e na África.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário