Avanços tecnológicos auxiliam sucessão familiar no agro

Publicado em 06/07/2021 18:13

O Censo Agropecuário de 2017 (IBGE), constatou que 77% de 5 milhões de propriedades rurais no país são de agricultura familiar. Em razão disso, um dos desafios do setor é despertar o interesse dos mais jovens para garantir que os herdeiros se mantenham nos negócios, oferecendo oportunidades e rentabilidade. As tecnologias, portanto, surgem como importantes aliadas que garantirão a sucessão familiar e manterão o agronegócio em atividade.

A agricultura familiar é um ramo de fundamental importância para a economia brasileira. O segmento responde, segundo o Censo Agro 2017, por 48% da produção de café e banana, 80% da produção de mandioca, 42% da produção de feijão, sendo assim indispensável para a produção de alimentos de consumo interno. Na opinião de Luciano Moraes, CEO do marketplace digital Agropad, a interrupção dos trabalhos desse ramo pode trazer impactos negativos para o agro em geral. “Precisamos, na verdade, gerar mais oportunidades para a agricultura familiar, garantir o seu desenvolvimento, e gerar mais negócios rentáveis para o setor”.

A Agropad, que é uma plataforma voltada para comercialização de produtos do agronegócio, propõe-se a ser alternativa para os pequenos produtores. No espaço virtual, é possível que vendam diretamente para os consumidores, ampliando assim seu leque de clientes. “Temos cada vez mais despertado o interesse da nova geração, que entende intuitivamente de tecnologia e consegue utilizá-la de forma eficiente. Quanto mais tecnologia estiver disponível, mais viável será a sucessão familiar”, diz.

Luciano Moraes pontua que as inovações tecnológicas são uma necessidade e os pequenos produtores devem se familiarizar com os canais de marketing digital para alavancar as vendas. “É um caminho sem volta. Com a crescente atualização do mundo, as operações de vendas online são mais fáceis e eficientes, por isso é essencial que as empresas rurais façam a transição para o mundo digital”, frisa Luciano Moraes.

Contudo, é fundamental que se opte por marketplaces confiáveis, que conheçam bem as especificidades do agronegócio e realizem entregas de forma segura e satisfatória. “Nós da Agropad temos uma equipe bem preparada, com o know-how do agro que nos permite um planejamento logístico adequado, evitando desperdícios, perdas e danos nos produtos”, diz.

A plataforma possibilita que os produtores rurais realizem vendas sem atravessadores, ampliando assim o volume de clientes, a visibilidade e a rentabilidade. Com a Agropad, o produtor ainda pode administrar estoque e lavoura, ter acesso a cotações diárias para precificar seu produto, receber vendas por meio do Cartão/Boleto, acessar a previsão do tempo dedicada para o campo, ter logística de entrega com multiveículos e ainda possuir taxas diferenciadas por porte do produtor. “A Agropad se adequa às demandas e exigências atuais do consumidor, e se adapta às necessidades de cada produtor”, afirma Moraes.

Atualmente a plataforma conta com estrutura para atuar nos estados de São Paulo e Paraná, e tem mais de 300 produtores pré-cadastrados. Mas os planos são de expansão. “A expectativa é de que em 2021 a Agropad tenho mais de mil produtores cadastrados, propiciando um faturamento de R$ 2 milhões. Estamos otimistas de que com isso conseguiremos abranger novos territórios”, conclui Luciano Moraes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário