Siemens e Agro 4.0: automação para garantir rastreabilidade de sementes

Publicado em 06/07/2022 10:26
- Sitec, empresa brasileira do setor agroindustrial de Santa Catarina, usa tecnologia embarcada da Siemens em seus silos. - Processo de armazenamento de informações é feito na nuvem com absoluta segurança. - Digitalização do beneficiamento das sementes de soja e milho garante germinação de 90% e em menor terreno.

Empresa especializada em inovação, a Siemens se uniu à Sitec, empresa brasileira do setor agroindustrial de Chapecó, em Santa Catarina, para implementar tecnologia embarcada em suas Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBSs). A solução garante mais performance para os insumos para atender aos desafios modernos do Agro 4.0: produtividade, qualidade e rastreabilidade.

“A automação do beneficiamento das sementes garante germinação de 90%. O processo inclui secagem, umidificação, polimento, separação e tratamento. Como consequência direta, o cliente pode calcular uma área de plantio menor”, diz Evandro Roberto Horbach, engenheiro de Desenvolvedor de Negócios da Siemens.

As Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBSs) tratam as sementes de acordo com a necessidade de cada espécie e condições ideais. Para controlar todas essas variáveis, o agronegócio necessita implementar soluções tecnológicas de maneira veloz.

AS- Interface

A solução Siemens implementada para a Sitec é a AS-Interface, um sistema de comunicação que conecta sensores e atuadores no nível mais baixo do campo ao controlador mestre, garantindo facilidade, segurança e integração.

Seu principal benefício é a alta capacidade de conexões com um único cabo. "A SITEC é parceira da Siemens há mais de duas décadas porque priorizamos soluções de alta tecnologia para nossos clientes. O agronegócio brasileiro já entrou no contexto da Indústria 4.0 e nós temos convicção de que há um alto potencial a ser atingido. Contar com tecnologias disruptivas, como as da Siemens, é uma das nossas contribuições para essa transformação digital do segmento", diz Emerson Puton, Diretor Comercial da Sitec.

No caso do sistema de automação, proteção e controle da UBS projetado pela SITEC, a incorporação tecnológica trouxe aumento de produtividade e qualidade. “Em média, as últimas três décadas trouxeram aumento, para o produtor, de 30 sacas por hectare para cerca de 65 sacas de soja, como resultado direto da genética e melhor qualidade das sementes beneficiadas pelos nossos clientes”, completa Emerson.

Empresa brasileira da cidade de Chapecó (SC), a SITEC é uma tradicional parceira de soluções da Siemens, atuando no setor industrial há mais de duas décadas. Um dos projetos mais recentes foi feito na cidade de Canoinhas, em Santa Catarina, para a Cooperativa Agroindustrial Alfa. Importante fornecedor de sementes para o setor agrícola brasileiro, a empresa buscava um sistema de automação e controle que agregasse eficiência aos processos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário