Agência ambiental americana apoia Bayer em caso envolvendo glifosato; ações na máxima

Publicado em 23/12/2019 13:43

Chicago, 23 - A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) está apoiando a Bayer em um caso envolvendo o herbicida glifosato. A agência, trabalhando em conjunto com o Departamento de Justiça, submeteu documentos a um tribunal federal nos EUA dando suporte à alegação da Bayer de que o glifosato, ingrediente ativo do herbicida Roundup, não representa risco cancerígeno.

A Bayer está recorrendo da decisão do júri no caso do jardineiro da Califórnia Edwin Hardeman, que teria desenvolvido linfoma não-Hodgkin por causa da exposição prolongada ao Roundup.

O júri concedeu compensação de cerca de US$ 80 milhões ao jardineiro, valor que foi depois reduzido para US$ 25 milhões. Os documentos submetidos pela EPA estão ligados a esse caso, o primeiro envolvendo o glifosato a ser julgado em um tribunal federal.

O administrador da EPA, Andrew Wheeler, disse em agosto que a agência não permitiria a inclusão de um aviso sobre o risco cancerígeno do glifosato nas embalagens de herbicidas que contêm o ingrediente. Em 2017, a Califórnia incluiu o glifosato em sua lista de produtos químicos que podem causar câncer.

De acordo com as leis do Estado, isso obrigaria fabricantes a incluir nas embalagens um aviso. No ano passado, um tribunal federal já tinha decidido que a Califórnia não poderia aplicar essa lei, e o Estado não recorreu da decisão, disse a EPA. Segundo a agência, pesquisas nas últimas décadas não encontraram evidências de que a exposição ao produto pode causar câncer.

A Bayer argumenta no caso de Hardeman que o fato de a EPA se recusar a permitir avisos nas embalagens deveria ser suficiente para reverter a decisão do júri. A companhia alega que não pode ser responsabilizada por comercializar um produto com rótulo aprovado pela EPA.

Os documentos submetidos pela EPA dizem ainda que Estados podem restringir a venda ou o uso de pesticidas, mas que só a agência pode estabelecer exigências para os rótulos dos produtos. 

O apoio da EPA pode dar à Bayer munição adicional nos julgamentos que a companhia vai enfrentar em 2020. O argumento central dos autores das ações - que a Bayer sabia sobre o risco cancerígeno do herbicida - pode ser contestado porque o principal órgão regulador do produto impediu fabricantes de incluir um aviso nas embalagens, disseram advogados. Fonte: Dow Jones Newswires.

Bayer toca máxima de 14 meses após apoio do governo dos EUA em processo sobre glifosato

FRANKFURT (Reuters) - As ações da Bayer atingiram mais cedo nesta segunda-feira o pico em 14 meses, depois que o governo dos Estados Unidos disse que uma decisão de 25 milhões de dólares ligada ao glifosato contra a empresa deve ser revertida.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA e o Departamento de Justiça disseram na sexta-feira que um tribunal federal de apelações deveria reverter um veredicto de primeira instância, que julgou a empresa responsável no caso de um homem que culpou o herbicida Roundup por seu câncer.

A Bayer nega que o Roundup e seu ingrediente ativo glifosato cause câncer.

As ações da empresa, que enfrenta vários processos norte-americanos que poderiam resultar em pagamentos compensatórios globais de bilhões de dólares, subiram para 74 euros na bolsa de valores de Frankfurt.

(Por Tassilo Hummel)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Estado/DowJonesNewswires

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário